O curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoveu, na última terça-feira (05/08), a Aula Inaugural do semestre letivo de 2025, com o tema “Conjuntura Internacional: Desafios e Oportunidades em um Mundo em Transição”. O evento foi realizado às 19h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), localizado no Prédio 1 do campus-sede. A atividade contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre estudantes, professores, representantes institucionais, egressos e convidados.
Lideranças em destaque
A Aula Inaugural foi conduzida por duas importantes lideranças da área da Economia no Brasil. A professora Tânia Cristina Teixeira, presidenta do Conselho Federal de Economia (Cofecon), abordou os impactos das transformações globais recentes sobre a economia internacional. Docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Valência, na Espanha, a professora destacou questões como desigualdade, crise ambiental, reconfiguração das cadeias produtivas e o papel dos economistas na construção de um projeto nacional soberano e sustentável.
Já o professor Francisco Horácio Pereira de Oliveira, vice-presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), trouxe reflexões sobre os desafios contemporâneos da profissão de economista, a valorização da categoria e as perspectivas para os jovens profissionais frente às mudanças tecnológicas e políticas no cenário econômico nacional e internacional. Ele é professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e doutor pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes



