
Será exibido na próxima quinta-feira (26/06), no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), um curta-metragem sobre a primeira expedição científica do barco-laboratório do Projeto Opará – Rio São Francisco. Com acesso gratuito, a produção será apresentada às 18 horas.
O Projeto Opará – Rio São Francisco foi lançado em 17 de março desse ano, em Pirapora, pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). A iniciativa visa monitorar a qualidade da água do Rio São Francisco no trecho entre Pirapora e Januária, por meio de um barco-laboratório, unindo ciência e participação cidadã.
A primeira viagem do barco do projeto foi realizada pelo Rio São Francisco, no período de 18 a 22 de março. Foi percorrido um trecho do Velho Chico, passando pelas cidades de Pirapora, Ibiaí, São Romão e São Francisco.
O coordenador do Projeto Opará – Rio São Francisco, professor Maurício Lopes de Faria, explica que o curta-metragem documenta as atividades de monitoramento da qualidade da água e do contato com as comunidades ribeirinhas desenvolvidas durante a expedição científica.
“O nosso objetivo é dar ciência para a comunidade das atividades realizadas durante a expedição”, afirma o professor Maurício Faria. Ele lembra que o curta-metragem foi produzido com o apoio da Associação Lanternas Inspiradoras, com documentação e filmagem feitas por Tiago Ferreira e Wellington Queiroz.
“No encontro especial, vamos compartilhar os bastidores e os resultados dessa expedição. Será também a oportunidade de conhecer de perto o nosso projeto, que tem como missão envolver, através da ciência cidadã, a população em atividades científicas e contribuir para o monitoramento da qualidade da água no médio São Francisco”, afirma o coordenador do Projeto Opará – Rio São Francisco.
Participantes da expedição científica
A primeira expedição científica do barco-laboratório do Projeto Opará contou com a participação dos coordenadores do projeto (Maurício Lopes de Faria e Magno Zazá Borges) e dos pesquisadores Ronaldo Reis Júnior, Rodrigo Oliveira Pessoa, Luís Ricardo Fernandes da Costa, Guilherme Antunes de Souza, Marcela Alves Fonseca, Hosana Rosa da Silva e Fernanda Stefhany Alves Santos.
A viagem científica pelas águas do Rio São Francisco teve também o envolvimento dos bolsistas de iniciação científica da Unimontes Ana Júlia Teles Fernandes, Isabela Cristine Lopes de Queiroz, Roberta Ferreira Franco, Sidney Felipe da Silva Rocha e Thainan Gabriel Silva Lima. A tripulação foi composta por Reginaldo de Miranda (capitão), Valdir Atanásio de Jesus (marinheiro) e Rosalvo Ferreira de Assis (maquinista).
Fotos: Viagem do barco do Projeto Opará. Foto: Maurício Faria/divulgação
Serviço:
Apresentação do curta-metragem sobre a primeira expedição científica do barco-laboratório do Projeto Opará – Rio São Francisco
Dia: quinta-feira (26/06)
Horário: 18 horas
Onde: Museu Regional do Norte de Minas – Endereço: R. Cel. Celestino, 75 – Centro, Montes Claros
Entrada: gratuita.

