Show de Tino Gomes e abertura de exposição de telas de Mônica Mendes nesta quinta-feira no Museu Regional do Norte de Minas.

“Estou dando som às telas”. Assim define o cantor e compositor Tino Gomes, ao se referir ao projeto “Catopezera, o som das cores”, uma interação entre pintura e música desenvolvida por ele em parceria com a artista plástica Mônica Mendes. Dentro dessa proposta, Tino Gomes apresentará na noite de quinta-feira (01/08), no Museu Regional do Norte de Minas, o show “Catopezera, o som das cores”, que marcará, no mesmo espaço, a abertura da exposição de artes plásticas homônima, de autoria de Mônica Mendes.

A exposição de pintura “Catopezera, o som das cores”, que estará em cartaz no Museu Regional até 18 de agosto, reúne telas de Mônica Mendes que retratam os catopês, protagonistas das centenárias Festas de Agosto de Montes Claros. Atualmente radicada em Miami, a artista plástica acompanhou cinco edições das Festas de Agosto de Montes Claros, estudando e fotografando a cultura catrumana a convite de Tino Gomes.

O Museu Regional do Norte de Minas, situado na Rua Coronel Celestino, 75, no centro histórico da cidade, é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O show de Tino Gomes e a abertura da exposição de Mônica Mendes terão entrada gratuita.

Baseado nas centenárias manifestações folclóricas e religiosas, o show “Catopezera” tem cantos de louvor a Nossa Senhora do Rosário, a São Benedito e ao Divino Espírito Santo, referências dos cortejos das Festas de Agosto. Apresenta também os ritmos dos catopês, marujos e caboclinhos, os dançantes das festas.

Natural de Montes Claros, Tino Gomes foi catopé por mais de 25 anos. Ele é um dos autores da composição “Montesclareou”, considerada o “hino” das Festas de Agosto, resultado da parceria com o compositor e artista plástico Georgino Junior (falecido em 2018), pai de Georgino Jorge Neto (Gino), atual diretor do Museu Regional do Norte de Minas.

Tino Gomes explica que, após as visitas de Mônica Mendes às Festas de Agosto, ele acompanhou de perto o trabalho criativo da artista plástica sobre os catopês. Assim, para cada tela pronta, ele compunha uma letra e música para dar vida à pintura. Dessa forma, foram criados a exposição, o disco e o show com o nome de “Catopezera, o som das cores”.

Tino Gomes e Mônica Mendes explicam ainda que o projeto seria iniciado em 2020, com lançamento em Miami. No entanto, a realização presencial foi adiada, e o projeto acabou sendo executado de forma online, em parceria com galerias e centros de cultura de diversos países, incluindo Colômbia, Estados Unidos, Panamá e Guiné-Bissau, além do Brasil.

Agora, o projeto é lançado de forma presencial em Montes Claros, que sedia as centenárias Festas de Agosto. “Estou muito feliz por promover a exposição em Montes Claros, com o show de lançamento do Tino Gomes, pois esta é a cidade dos catopês, onde o nosso projeto começou”, afirma Mônica Mendes.

“Considero que este é o momento mais importante do nosso projeto, pois Montes Claros é nosso local de origem. É a raiz dos catopês, marujos e caboclinhos, onde eles fincam os pés nas Festas de Agosto há mais de 180 anos”, avalia Tino Gomes.

Serviço:

Projeto: “Catopezera, o som das cores”
Show: Cantor Tino Gomes
Abertura de exposição de artes plásticas: Mônica Mendes
Local: Museu Regional do Norte de Minas
Dia: Quinta-feira (01/08/2024)
Horário: 19 horas
Entrada: Gratuita

Relacionadas

Aprovado pela Unimontes o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – Curso será oferecido em rede com a Unesp
Unimontes sedia Encontro Regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável
Unimontes Abre 46 Vagas para Residência Médica em 2024/2025 pelo Enare
Unimontes implanta setor de gerenciamento de drones e capacita servidores sobre o uso dos equipamentos
Unimontes vai discutir processos de autoavaliação de programa de pós-graduação em no dia 30 de agosto
Unimontes promove evento em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla neste sábado