Organizado pelos professores Rogério Othon Teixeira Alves e Renato Sobral Monteiro Júnior, vinculados ao Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o e-book “Saúde em tempos de pandemia: Discussões pela Educação Física“, publicado pela editora Unimontes, está disponível e acessível para download e leitura no portal da editora Unimontes.

Do desafio remoto, o resultado é a publicação de dez trabalhos de diversas áreas sensíveis à Educação Física, produzidos no período de quarentena por professores da Unimontes e convidados. Sensível, o texto introdutório “Pés no chão, olhos no horizonte e coração no céu”, de autoria da professora Claudiana Donato Bauman, traz a complexidade e os desafios do cenário de pandemia.

Distribuído em 245 páginas, os dez capítulos do e-book “Saúde em tempos de pandemia: discussões pela Educação Física” chamam a atenção também para temas como o exercício físico digital para idosos, a educação física escolar, teletrabalho e outros eixos que aprofundam as temáticas a partir de soluções didático-pedagógicas para o enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

“Se por um lado o trabalho remoto prejudicou parte das atividades do curso, por outro reverberou na capacidade de adaptação e criatividade dos docentes, que necessitaram de uma reinvenção para suprir as demandas, o que não deixa de ser um aprendizado positivo. Os professores se reorganizaram e planejaram atividades para que o ano letivo não fosse suspenso ou cancelado”, descrevem os organizadores.

“Está claro o quanto esse ‘novo normal’ instigou e estimulou a produção intelectual dos coautores deste livro. As contribuições, em forma de sugestões, discussões e debates, demonstram a grande responsabilidade social contida nele, que consolida o trabalho de um grupo professores que não está alheio aos acontecimentos que abalam a sociedade”, traz a apresentação do e-book.

Conselho editorial

Profa. Adelica Aparecida Xavier; Prof. Alfredo Maurício Batista de Paula; Prof. Antônio Dimas Cardoso; Prof. Carlos Renato Theóphilo; Prof. Casimiro Marques Balsa; Prof. Elton Dias Xavier; Prof. Laurindo Mékie Pereira; Prof. Marcos Esdras Leite; Prof. Marcos Flávio Silva Vasconcelos Dângelo; Profa. Regina de Cássia Ferreira Ribeiro.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025