Um dos 20 projetos/empresas de Minas Gerais, aprovados no Chamamento Público para Seleção de Projetos de Inovação para o Programa Inova Cerrado – Módulo Tração (Edital Sebrae/CONFAP 01/2025), foi o “Microcápsulas de Ração Animal/Elementar”. A autoria é de Marcília Medrado, doutoranda no Programa de Biotecnologia Industrial da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sob orientação do professor William Nogueira James.

Histórico 

O projeto “Microcápsulas de Ração Animal” visa criar um aditivo alimentar a partir da planta nativa do Cerrado, enquanto a startup Elementar gera pesquisa aplicada e soluções sustentáveis para o agronegócio. “O grande diferencial da inovação está na sustentabilidade da microencapsulação e na resposta esperada na cadeia produtiva de animais ruminante”, explica Marcília Medrado. A abordagem, segundo ela, alinha-se aos princípios da bioeconomia, por meio da utilização da biodiversidade de forma racional para impulsionar a sustentabilidade na pecuária.

O projeto é desenvolvido, principalmente, no laboratório de Bioprocessos (BIOS) do professor William James. A aceleradora A FÁBRICA – FUNDETEC (Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas) – ambiente colaborativo em Montes Claros, focado no desenvolvimento de novos negócios e na aceleração de startups – auxilia na validação do modelo de negócio. A doutoranda afirma que “a Unimontes tem sido um pilar fundamental para a condução dos estudos e o avanço da startup”. 

Cronograma

As atividades do cronograma do Inova Cerrado já iniciaram, com mentorias e workshops sobre bioeconomia e vendas, além de avanços significativos na pesquisa, como as primeiras extrações laboratoriais. Os próximos passos serão proteger a tecnologia via patente, validar o modelo de negócio e a prospecção de parceiros estratégicos. 

O ponto alto do programa Inova Cerrado, revela Marcília Medrado, será o encontro presencial Demoday, que vai reunir todas as startups, em Belo Horizonte, no mês de dezembro, com possíveis investidores e pitches – apresentação breve e concisa de uma ideia, projeto ou empresa, geralmente para atrair investidores, parceiros ou clientes. 

O programa tem duração prevista de seis meses, quando a equipe espera alcançar marcos importantes que consolidem a tecnologia para futura aplicação no mercado.

Inova Cerrado

O Inova Cerrado, vinculado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma estratégia de fomento, apoio e desenvolvimento de pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia no país, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma.

Para atender diferentes perfis de empreendedores, o Inova Cerrado foi organizado em módulos independentes: 

Inova Cerrado – Módulo Ideação destina-se a potenciais empreendedores, empresários e pesquisadores que ainda não tiraram suas ideias do papel e precisam definir um modelo de negócio. Também abrange empreendedores  na fase de validação de seus produtos e almejam lançá-los no mercado. 

Inova Cerrado – Módulo Tração, por sua vez, tem a meta de acelerar negócios formalizados e em operação. É direcionado exclusivamente a empresas já constituídas e visa fortalecer suas operações, ampliar participação no mercado e prepará-las para alcançar escalabilidade, inclusive no cenário internacional.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes