O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), exibirá, a partir de segunda-feira (04/08), o documentário “Os olhos da casa”. O curta poderá ser visto de segunda a sexta-feira na Sala de Exibição de Audiovisual do MRNM, das 8h às 17h30min, até o dia 24 de agosto. A entrada é gratuita.

O documentário conta, a partir das vivências de Ojuilê (Os Olhos da Casa), a trajetória e a história do quinquagenário Terreiro de Umbanda Pai Luiz de Congo e sua transformação na Roça Branca de Oshum Amadupé Ashé Gomeia.

Fundada em Montes Claros por Humberto Ruas Abreu, a Roça Branca de Oshum Amadupé Ashe Gomeia exerce importante papel na preservação e difusão da cultura afro-brasileira na cidade de Montes Claros e no Norte de Minas. Uma das mais antigas Roças de Candomblé, ainda em funcionamento no município, é retratada pelo olhar sensível de seu Babalaxé, Ojuilê. A produção quer honrar memória, saber e ancestralidade.

Ojuilê e Nefatomim

As imagens apresentam o sacerdócio-legado de Humberto Ruas, o Nefaromim, que, por décadas, na roça Oshun Amadupé, foi responsável pela consolidação do Candomblé na região e pela sustentação da resistência de Nagô-Vodum em Minas. Ojuilê e Nefatomim misturam-se para evidenciar que essa simbiose faz de Ojuilê os olhos de Oshum de Amadupé. Trata-se, na verdade, do resgate do sacerdócio de Nefaromim e da apresentação de Ojuilê como o Griot guardião da memória de Nefaromim e do Candomblé no Norte de Minas.

Ficha técnica

Com duração de oito 8min35s, o curta tem direção, roteiro e fotografia de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim); produção de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim), Higor Jofre Ruas Abreu e Gabriela Reis; pesquisa de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim) e Gabriela Reis; montagem/edição de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim), Gabriela Reis e Thiago Rodrigues Oliveira; edição de som de Gabriela Reis e Thiago Rodrigues; narração de Sidney de Alencar Peito; direção de Arte de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim) e Thiago Rodrigues Oliveira; e  finalização de Thiago Rodrigues Oliveira.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes