O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), exibirá, a partir de segunda-feira (04/08), o documentário “Os olhos da casa”. O curta poderá ser visto de segunda a sexta-feira na Sala de Exibição de Audiovisual do MRNM, das 8h às 17h30min, até o dia 24 de agosto. A entrada é gratuita.
O documentário conta, a partir das vivências de Ojuilê (Os Olhos da Casa), a trajetória e a história do quinquagenário Terreiro de Umbanda Pai Luiz de Congo e sua transformação na Roça Branca de Oshum Amadupé Ashé Gomeia.
Fundada em Montes Claros por Humberto Ruas Abreu, a Roça Branca de Oshum Amadupé Ashe Gomeia exerce importante papel na preservação e difusão da cultura afro-brasileira na cidade de Montes Claros e no Norte de Minas. Uma das mais antigas Roças de Candomblé, ainda em funcionamento no município, é retratada pelo olhar sensível de seu Babalaxé, Ojuilê. A produção quer honrar memória, saber e ancestralidade.
Ojuilê e Nefatomim
As imagens apresentam o sacerdócio-legado de Humberto Ruas, o Nefaromim, que, por décadas, na roça Oshun Amadupé, foi responsável pela consolidação do Candomblé na região e pela sustentação da resistência de Nagô-Vodum em Minas. Ojuilê e Nefatomim misturam-se para evidenciar que essa simbiose faz de Ojuilê os olhos de Oshum de Amadupé. Trata-se, na verdade, do resgate do sacerdócio de Nefaromim e da apresentação de Ojuilê como o Griot guardião da memória de Nefaromim e do Candomblé no Norte de Minas.
Ficha técnica
Com duração de oito 8min35s, o curta tem direção, roteiro e fotografia de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim); produção de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim), Higor Jofre Ruas Abreu e Gabriela Reis; pesquisa de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim) e Gabriela Reis; montagem/edição de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim), Gabriela Reis e Thiago Rodrigues Oliveira; edição de som de Gabriela Reis e Thiago Rodrigues; narração de Sidney de Alencar Peito; direção de Arte de Ailton da Guia Gonçalves Júnior (Tim) e Thiago Rodrigues Oliveira; e finalização de Thiago Rodrigues Oliveira.
