Nesta quarta-feira (11/11), às 19h30, será exibido no Centro Cultural Hermes de Paula, o documentário “El Pueblo que Falta” (“O povo que falta”), com entrada gratuita. E na sexta-feira (13), no mesmo horário, o documentário será apresentado no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no prédio 3 do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A promoção é do Departamento de Filosofia e do programa de mestrado em História da Unimontes. Envolve, ainda, o Grupo de Estudos Michel Foucault, o “Grupo de Pesquisa e Pensamento Contemporâneo” e o “Grupo de Pesquisa em História da Filosofia”.

A produção tem como diretores Arthur Moura e André Queiroz, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e aborda o processo de ocupação e faz um resgate histórico das lutas revolucionárias para a independência de países da América Latina, especificamente Argentina, Brasil, Chile e o Peru.

“Como se pode resistir face a um poder absoluto desmesurado? Como se pode atravessar a contínua e regular violência de Estado? Onde os companheiros para a travessia em direção ao porvir que, desde agora, se trata de constituí-lo?”. Conforme os produtores, o documentário busca respostas para estas perguntas.

Conforme explica o professor Alex Fabiano Jardim, do Departamento de Filosofia da Unimontes, o evento é voltado para professores, estudantes, pesquisadores e outros interessados.