Ação de responsabilidade social da empresa é específica para o maior conforto dos profissionais de saúde em tempos de pandemia

O Instituto Alpargatas (IA), entidade de responsabilidade social da empresa de mesmo nome e que tem uma de suas unidades fabris em Montes Claros, encontrou na solidariedade uma forma de agradecer aos profissionais do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) pelo trabalho diário de assistência à saúde, especialmente nestes tempos de pandemia da Covid-19. Em duas ações entre março e abril, foram doados 2.384 pares de sandálias e de sapatos emborrachados aos servidores do Hospital, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros.

Mais de 500 pares de sapatos emborrachados especiais foram doados pelo Instituto de Responsabilidade Social Havaianas (Fotos: Ascom HUCF Unimontes)

Nesta semana, foram entregues 510 pares do sapato emborrachado Crocs para os profissionais que atuam nos CTI’s, Clínica Médica e Pronto-Socorro envolvidos no atendimento dos casos de Covid-19. As doações do Instituto Alpargatas atenderam à demanda da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, por sua vez, repassou ao HUCF/Unimontes.

Em março, o Hospital Universitário havia recebido a primeira remessa de doações, com 1.874 pares de sandálias Havaianas, contemplando todos os servidores do HUCF, além de pacientes assistidos no Pronto-Socorro – grande parcela de pessoas carentes.

Jane Barbosa é a coordenadora dos CTI’s do Hospital Universitário

“Em nome do HUCF, estamos extremamente gratos ao Instituto Alpargatas pelas doações que proporcionam um maior conforto aos nossos servidores. Nossas palavras são de gratidão pelo carinho e pelo reconhecimento aos nossos profissionais na luta diária pela vida e contra a Covid-19”, ressaltou a superintendente do Hospital, Príscilla Izabella Barros de Menezes.

COMPROMISSO SOCIAL – Berivaldo Araújo é diretor do Instituto Alpargatas e explica que a empresa não poderia deixar de contribuir com a sociedade em um momento tão delicado. Segundo ele, mais de cinco mil pares de calçados foram entregues para os profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 em Montes Claros

“Os calçados foram desenvolvidos especificamente para serem usados pelos profissionais de saúde, principalmente depois de caracterizada a pandemia. Entregamos também a doação de mais de 12 mil pares de Sandálias Havaianas. Estamos enfrentando mais este momento focados em três pilares: cuidar da saúde das nossas pessoas, cuidar da saúde dos negócios e apoiar a sociedade. Juntos com saúde e segurança”, finalizou o diretor.

CONFORTO

Técnico Lucas Gabriel destaca o reconhecimento pelo trabalho

Para Jane Tolentino Barbosa, coordenadora da CTI-Covid, CTI-Adulto e Enfermaria-Covid do Hospital da Unimontes, atitudes como esta serve de estímulo aos servidores da saúde. “Em um momento como este de pandemia, a tensão emocional e o cansaço físico são potencializados. Nós só temos que agradecer pelo gesto de carinho e de reconhecimento ao nosso trabalho em tempos de Covid-19”, enfatiza.

Um dos “soldados” na assistência do CTI-Covid desde abril de 2020, Lucas Gabriel Silva Lima é técnico em Enfermagem e faz um relato: trabalhar dentro de um centro de terapia intensiva é uma mistura diária de sentimentos e que cada plantão tem a sua particularidade.

“É tudo muito dinâmico e nunca temos a certeza de como será o próximo plantão. Estas doações da Alpargatas vieram em boa hora e nos ajudam até mesmo a não levar contaminação para dentro das nossas casas, pois não precisamos usar o mesmo calçado dentro e fora do ambiente hospitalar. Há, ainda, aquelas pessoas que trabalham em dois ambientes e isso contribui para não transmitir bactérias”, enalteceu.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025