Foi divulgado o novo cronograma do concurso público de provas e títulos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que visa o provimento de cargos da carreira de professor de educação superior. São 226 vagas disponíveis para cargos de 20 e 40 horas semanais, com titulação de especialistas, mestres e doutores. O processo será iniciado no dia 3 de maio e se estenderá até 22 de agosto, com aplicação das provas de conhecimento, didática e de títulos

O concurso, a princípio, estava previsto para o período de 10 de março a 3 de abril, que foi suspenso temporariamente por liminar judicial, expedida no dia 1º de março. Em 27 de março, acatando recurso da universidade, o Tribunal de Justiça de Minas Grais (TJMG) suspendeu os efeitos da liminar.

Por outro lado, a gestão superior da universidade, mediante ao debate acadêmico e à deliberação do Conselho Universitário (CONSU), com a devida observância às recomendações do Ministério Público de Minas Gerais e à determinação judicial, implementou as mudanças consideradas necessárias no âmbito do edital do concurso, alterando os prazos para a aplicação das provas e os intervalos para recursos.

DECISÕES

“Com a suspensão da liminar pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a instituição adquiriu condições jurídicas para publicar as alterações ao edital do concurso, que foram processadas a partir da consulta e da decisão dos órgãos colegiados superiores da universidade”, afirma o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

Ele destaca a importância da realização do concurso público. “Trata-se de um concurso que, indiscutivelmente, é indispensável para a nossa instituição. Temos certeza de que a universidade vai suplantar as adversidades e fortalecer as esperanças. Passadas as turbulências, teremos um momento de calmaria e uma universidade mais forte e mais segura para todos os integrantes da comunidade acadêmica”, observa o reitor.

CRONOGRAMA DAS PROVAS

O calendário de provas do concurso público da Unimontes é dividido por subáreas. As provas de conhecimento serão aplicadas no período de 3 a 11 de maio, com a duração de quatro horas. No período de 16 de julho a 22 de agosto serão realizadas as provas didáticas. A duração de cada prova será de 50 minutos.
Conforme o edital retificado, sorteio do dia e horário de apresentação pelos candidatos da prova didática será realizado em sessão pública por cada departamento no dia 27 de junho de 2014, no horário compreendido entre 8 e 12 horas, nas suas próprias dependências, e publicados os dias e locais, no dia 2 de julho de 2014, no site: www.cotec.unimontes.br.

Ainda de acordo com o edital, os candidatos terão prazo de 30 dias, contados a partir da divulgação do resultado preliminar, para a apresentação de recursos relativos ás provas de conhecimento, didática e de títulos. A instituição deverá divulgar o resultado dos recursos dentro do prazo de 10 dias subseqüentes.

O documento estabelece, também, que “somente após o julgamento de todos os recursos de cada etapa de provas serão publicados os resultados finais das provas de conhecimentos, da prova didática e da prova de títulos de cada subárea do conhecimento”. Além disso, “a homologação do concurso e a publicação no Diário Oficial somente ocorrerão após o julgamento de todos os recursos da última etapa de provas do concurso”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia