A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou nesta quinta-feira (10/5), a relação das obras indicadas para o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior – (PAES/2018). A lista contempla obras relacionadas à temática “Literatura, Outras Artes e Expressões da Alteridade”, que destacam a identidade nacional, a partir da contribuição das culturas indígena e negra do País, especialmente, nas duas primeiras etapas.
Além de romances, livros de contos e poesias, houve a indicação de obras de pintura, teatro, fotografia e músicas.
“As obras selecionadas, na verdade, estabelecem relações entre a produção clássica e contemporânea”, explica o professor Luiz Henrique Carvalho Penido, que integra a Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS), da Unimontes ao lado da professora Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília-UnB.
Doutor em Literatura pela UFMG, Penido integra o Departamento de Comunicação e Letras e a equipe de Literatura da CEPS, responsável pela análise das obras para seleção no PAES. A Unimontes ainda divulgará o edital do PAES/2018, cujas provas deverão ser realizadas em novembro próximo.
Para a terceira etapa do PAES, a contemporaneidade também é trabalhada, com memórias, autoficções e a cultura regional, a partir das obras de Cyro dos Anjos, Guimarães Rosa e a música “Caminhos de Minas”, que integra o CD “Vago Universo”, do compositor Elcio Lucas, do corpo docente da Unimontes – uma forma de manter a identidade da Universidade Estadual de Montes Claros como instituição de integração regional. “E as obras sugerem que o contexto regional pode ser universal. E nessa perspectiva, a literatura transpassa a fronteira e sugere uma nova dialética”, completa o professor Luiz Henrique Carvalho Penido.
AS OBRAS INDICADAS
Para a 1ª Etapa do PAES/Unimontes foram indicadas as obras: o romance “ Boca do Inferno”, de Ana Miranda; “Auto de São Lourenço (teatro), de José de Anchieta; “Contos Indígenas Brasileiros” (contos), de Daniel Mundukuru; “A Primeira Missa no Brasil “(pintura), de Victor Meireles; e “Os Awá-Guajá” (fotografia), de Sebastião Salgado. A expectativa é que o candidato possa fazer uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do indígena brasileiro e suas implicações culturais e sociais, além das reflexões que proposta sobre o barroco.
As obras indicadas para a 2ª Etapa privilegiam o tema da diversidade étnica na formação do Brasil. A proposta é para que o candidato seja capaz de abordar as variadas linguagens artísticas, evidenciando a perspectiva crítica e plural de nossa formação. São elas: “Iracema” (romance), de José de Alencar; “Juca Pirama” e “Canção do Tamoio” (poesia), de Gonçalves Dias; “O Jantar” (pintura), de Jean-Batiste Debret; “Lágrima do Sul” (música), de Milton Nascimento; e “Histórias de Leves Enganos e Parecenças” (contos), de Conceição Evaristo.
Segundo a CEPS/Unimontes, para a 3ª Etapa foram indicadas obras “Campo Geral” (novela), de Guimarães Rosa; “Abdias” (romance), de Cyro dos Anjos; “O Professor” (romance), de Cristóvão Tezza; “Autoretrato/Monteau Rouge” (pintura), de Tarsila do Amaral; “Série Polvo (Polvo Portrait 1 – China Series, Seascape Series, Classic Series) –pintura, de Adriana Varejão; e “Caminhos de Minas” (música), de Elcio Lucas.