Ação foi realizada em parceria com o TJMG, MPMG e outras instituições, dentre elas, a Unimontes.

Um momento emocionante, de vidas transformadas com novas perspectivas para a entrada do mercado de trabalho. Nesse clima, foi realizada, na quinta-feira (19/12), a solenidade de formatura dos jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo Programa Descubra, implementado pela Associação Divina Providência, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e outras instituições públicas e entidades da sociedade civil, com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Foram capacitados mais 17 jovens da quarta turma do programa. A solenidade de formatura foi realizada na sede do Centro de Formação Profissional do Sistema Divina Providência em Montes Claros, na Avenida Mestra Fininha, 2.409, no Bairro Morada do Sol.

A cerimônia contou com as presenças do presidente da Associação Divina Providência de Montes Claros, empresário Paulo César Santiago; do promotor de justiça Daniel Librelon Pimenta, da Coordenadoria Regional dos Direitos da Criança de do Adolescente (CREDCAD/Norte de Minas; do vice-presidente do Programa Descubra, Matheus Queiroz Lenoir (representante do TJMG); do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro; da diretora de Qualificação Profissional, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Jabbur; da coordenadora do projeto, Jaqueline Marques; do supervisor do Conselho de Segurança de Montes Claros (CSEMC), Cleyton Junio Correa : e da conselheira de Direito do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Montes Claros Wane Elayne Soares Eulálio, pedagoga e professora da Unimontes.

O Programa Descubra é resultado de uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de onze órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. Busca promover o acesso de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social, especialmente egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de contexto de trabalho infantil, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional, com vistas a primeira experiência e inserção no mercado formal de trabalho.

Entre os órgãos e instituições que somam esforços no programa, além do TJMG e do MPMG, estão: Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIemg), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Ministério Público do Trabalho (MPT), Governo do Estado de Minas Gerais, Superintendência Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho e do Emprego.

Os jovens atendidos pelo Programa Descubra recebem a preparação para o mercado de trabalho, especialmente, para o primeiro emprego. Eles aprendem a elaborar currículos e noções de educação e princípios éticos e morais, além de serem orientados como devem se comportar numa entrevista de emprego. Assim, têm acesso às ferramentas e estratégias para construir um futuro digno e promissor, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida.

No segundo semestre de 2024 foi capacitada a quarta turma de pré-aprendizagem do programa. Foram oferecidos quatro módulos, com os temas “Quem sou eu? autoconhecimento, identidade e gestão de si, habilidades e competências”; “Relações interpessoais; habilidades socioemocionais, comunicação assertiva, postura ética e profissional”; “Mercado de trabalho: mundo do trabalho, elaboração de currículo, entrevista de emprego” e “Edificando minha trajetória; planejamento futuro, avaliação de aprendizagem, formatura de conclusão”.

Durante a cerimônia de formatura, o presidente da Associação Divina Providência, Paulo César Santiago, destacou a relevância do Programa Descubra, no qual o Centro Socioeducativo de Montes Claros atendeu cerca de 40 jovens em 2024, a partir da parceria com a instituição. “Esse programa tem como propósito transformar vidas com a descoberta e o aprimoramento das habilidades dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho”, afirmou Paulo César.

Ao longo do ano, o Sistema Providência capacitou em Montes Claros 938 pessoas em cursos de qualificação, todos ofertados gratuitamente. Paulo César anunciou que, diante dos resultados alcançados, a Divina Providência e os parceiros já traçaram uma nova meta para Programa Descubra: capacitar mais 110 jovens para o mercado de trabalho. Entre outras inovações, o projeto contará também com aulas de inglês.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro