O perfil ambiental do Norte de Minas, região de biomas como o Cerrado e a Caatinga e com registros de Mata Seca e Mata Atlântica, será destaque com a realização do II Simpósio Botânica Aplicada, da Universidade Estadual de Montes Claros. Esta é a primeira promoção do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Botânica Aplicada, 18º mestrado próprio da Unimontes, que foi recomendado pela CAPES/MEC ao final de 2018.

O tema central neste ano será “Diversidade e Uso da Flora no Semiárido”, com três dias de atividades (15 a 17 de abril), entre palestras, minicursos e exposições sobre o múltiplo uso das plantas do semiárido. A planta símbolo do evento é o pequizeiro.

Dentre outras abordagens já confirmadas está o risco de desertificação de algumas áreas já susceptíveis no semiárido mineiro e brasileiro, além das perspectivas de alterações ambientais, utilização das plantas e as fragilidades dos ecossistemas. O evento faz parte também das comemorações pelo Dia Nacional da Botânica (17 de abril).

TRABALHOS – Ainda entre as atrações, a apresentação de trabalhos acadêmicos, desde a iniciação científica às experiências profissionais. As apresentações serão durante o evento, nos formatos de pôsteres e de comunicação oral. As inscrições para submissão foram prorrogadas e terminam neste dia 28 de março (quinta-feira).

CONFIRA

Os interessados deverão associar os seus trabalhos com as seguintes temáticas: Ecologia Vegetal, Botânica Aplicada, Anatomia Vegetal, Ecofisiologia Vegetal, Sistemática Vegetal e Ensino da Botânica. Podem participar acadêmicos, professores e pesquisadores de qualquer instituição de ensino superior. Os resumos deverão ser enviados por e-mail para: simposiobotanicaaplicada@gmail.com e os autores receberão confirmação de recebimento do material e, em sequência, o parecer final.

Para os dez minicursos, a oferta é de 103 vagas. Haverá, também, dez palestras, com destaque para a abertura oficial do Simpósio: “Botânica Para Quê e Por Quê”, com a professora doutora Rosy Mary dos Santos Isaías, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Minas Gerais.

II Simpósio de Botânica Aplicada
Data: 15 a 17 de abril
Local: Auditório da OAB Subseção Montes Claros
Submissão de trabalhos: até 28 de março