Um estudo sobre a atuação de mulheres negras no sistema educacional no município, superações e identidades, será divulgado no âmbito do mestrado em História, da Universidade Estadual de Montes Claros. O trabalho é de autoria de Patrícia Fernanda Heliodoro dos Santos, que defenderá a dissertação “Racismo e Sexismo: mulheres na docência do ensino superior em Montes Claros (1998 – 2015)” nesta sexta-feira (31/8), às 15 horas, no campus-sede.

O trabalho será avaliado pela banca formada pelas professoras Filomena Luciene Cordeiro Reis (orientadora) e Cláudia de Jesus Maia, ambas da Unimontes, e professora convidada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Megg Rayara Gomes de Oliveira.

Patrícia Heliodoro elaborou a dissertação na linha de pesquisa “Cultura, Relações Sociais e Gênero” e faz uma leitura sobre “a história de vida de professoras negras, que trabalham tanto na da rede pública e privada do ensino superior de Montes Claros”.

Segundo a autora, o estudo surgiu a partir “da percepção da baixa representatividade de mulheres negras docentes (…), um universo singular, ante a raridade de sua presença”. E relata: “a partir da hipótese de que, as mulheres negras, que atuam no ensino superior sofreram e, ainda, sofrem um processo de exclusão em decorrência das realidades sociais construídas sobre a mulher em geral e as negras, em particular.

Foi analisado, por exemplo, o contexto escolar vivenciado pelas mulheres num espaço excludente e majoritariamente masculino e branco. E ainda a vulnerabilidade dessas mulheres na atuação como docentes nas faculdades públicas e privadas em Montes Claros. As entrevistas destacam o trabalho docente, como elementos em torno do qual foram agrupados argumentos e evidências que remetem ao racismo e ao sexismo, ainda, prevalecentes no ambiente acadêmico.