“Pontes Interculturais”. Este é o tema central do IV Seminário de Ciências da Religião, que a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá entre os dias 12 e 15 de março, no campus-sede. Paralelamente, será realizado o IX Seminário do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PETCRE).

A programação terá aula inaugural, recepção de calouros, apresentações musicais e sessões de comunicação sobre projetos de pesquisa, além de mesa redonda, palestra e lançamento de documentário.

Dentre os convidados para as interações com a comunidade acadêmica e o público em geral estão professores e pesquisadores do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Seminário Batista de Minas Gerais (Sebemge) e do Ministério Público (MPMG), além de docentes da Unimontes.

No primeiro dia, às 19 horas, acontece a apresentação musical com Filipe Soares e a recepção aos novos alunos e apresentação das informações didáticas do curso de Ciências da Religião. A seguir, a aula inaugural coletiva “Política e Religião no Brasil Contemporâneo”, com os palestrantes professora Cristina Borges e professor Heiberle Horácio, com mediação Denílson Meireles.

CONFIRA

DETALHES

Na quarta-feira, às 18h30, sessão de comunicação dos projetos de pesquisa dos acadêmicos do curso de Ciências da Religião e mesa redonda: “Ensino Religioso em Minas Gerais e no Norte de Minas: questões, reivindicações e análises”, com participação de docentes e pesquisadores de Ensino Religioso de Montes Claros e da região.

No dia 14/3, lançamento do documentário: “Mulheres no Pastorado: um modo feminino de fazer Religião”, às 19 horas, no auditório do prédio 2, campus-sede. Em seguida, “Comentários à Luz do Feminismo Descolonial”, com a convidada, Graziela Chantal, professora do Centro de Especializações Integradas (CEI), do Seminário Batista de Minas Gerais. Como convidada, a Pastora Zinha, da Igreja Pentecostal Resgate da Última Hora. A professora Cristina Borges será a mediadora.

Na sexta-feira (15/3), às 19h, a palestra: “Exu Enquanto Arquétipo do ser Humano Pós-Moderno”, com o professor Admilson Eustáquio Prates, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. A mediação será a professora Janice Machado.

IV Seminário de Ciências da Religião
IX Seminário do PETCRE
Quando: 12 a 15 de março
Local: campus-sede (salas e auditório do prédio 2, campus-sede)