Integrar e interagir com os estudantes da instituição, tanto no campus-sede como nas unidades avançadas, na busca por melhorias. Este é o desafio apresentado pela diretoria eleita do Diretório Central de Estudantes (DCE), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que será empossada em fevereiro próximo, no início do ano letivo de 2014. O presidente eleito, Élson Oliveira, aluno do curso de Letras/Português, revelou que a denominação da sua chapa – “Unidos, podemos mais” – foi inspirada no modelo que pretende adotar na universidade, com a categoria participando efetivamente das ações da entidade.
“Nosso objetivo é fazer do DCE a voz dos estudantes”, anuncia Elson Oliveira, que substituirá a Mailson Mesquita, aluno do curso de Direito. A eleição do Diretório Central dos Estudantes (DCE) foi realizada no dia 7 de novembro, com a participação de três chapas. A chapa “Unidos, Podemos Mais”, saiu vencedora com 700 votos. “Esta foi a primeira demonstração de que os estudantes da Unimontes acreditam em nosso trabalho, seriedade e capacidade para gerir a entidade”, frisou o futuro presidente do DCE, cujo mandato será de um ano.
Além do presidente Élson de Oliveira, compõem a diretoria eleita os estudantes Rennan Cardoso (vice-presidente), Tharinne Brito (1ª Secretária), Douglas Oliveira (2º Secretário), Victor José de Melo (1º Tesoureiro), Daiara Velarque (2ª Tesoureira), Núbia Karoline (Relações Públicas), Pedro Henrique (Jurídico), Ana Luíza Gomes (Técnico), Yuri Alef (Cultura, Esporte e Lazer) e Geraldo Cézar (Assistência Estudantil). Também fazem parte da chapa – como suplentes – alunos dos diversos cursos de graduação ministrados pela universidade.
Diálogo mais aberto
Ao esclarecer que pretende trabalhar em permanente diálogo com empresas, professores e todos os órgãos da Universidade, Élson de Oliveira fez questão de defender a criação dos diretórios acadêmicos dos centros de ensino para reunir as representações dos estudantes vinculados aos diversos cursos da instituição. Outro grande desafio é a aproximação com os acadêmicos dos onze campi da instituição fora de Montes Claros, “que serão convocados a participar da entidade juntamente com os estudantes do campus-sede”, disse Élson.
Dentro das metas já definidas pela diretoria eleita do DCE, ele destaca a criação de uma revista científica discente para incentivar a publicação de artigos científicos de estudantes de graduação e pós-graduação. Os futuros dirigentes da entidade pretendem, ainda, realizar um festival de arte e cultura e resgatar as olimpíadas universitárias, além de desenvolver um trabalho constante de conscientização e formação de novos valores no âmbito de políticas estudantis.