O Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, recebeu a visita de Denis Soares da Silva, diretor interino e coordenador do Núcleo de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro (APM), que planeja e executa programas de gestão, preservação, organização e acesso a documentos públicos e privados no Governo de Minas. Ele ministrou, na quarta-feira (20/08) à tarde, treinamento especializado para gestores do HU-Unimontes sobre classificação e organização de documentos, critérios técnicos para preservação e descarte, além de protocolos de arquivamento e controle documental.

No mesmo dia, pela manhã, Denis Soares fez visita técnica à Reitoria da Unimontes no campus-sede, onde foi recebido em pelo reitor, professor Wagner de `Paulo Santiago e demais integrantes da gestão superior, em encontro na Sala dos Conselhos (prédio da reitoria). Ele prossegue com agenda na cidade d até esta sexta-feira (22/08).

A iniciativa teve as presenças do superintendente do HUCF, Iuri Simões Mota, da diretora Administrativa, Denise de Oliveira Lima, da diretora de Documentação e Informação (DDI) da Unimontes, professora Filomena Luciene Cordeiro, da coordenadora do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME), Karla Daniele da Paz Freitas, e de vários gestores do hospital, além de docentes do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Arquivos físicos

Denis Soares da Silva também conheceu os arquivos físicos do HU -Unimontes como os setores de guarda de prontuários, para avaliar os processos e orientar a realização de melhorias.

A vinda do diretor do Núcleo de Gestão de Documentos do APM, pertencente à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), consolida o compromisso do HU – Unimontes com a transparência, eficiência e preservação da memória institucional, bem como fortalece a parceria entre Unimontes e Governo do Estado.

Acordo de cooperação

O evento no Hospital Universitário fez parte de acordo de cooperação firmado pela Unimontes, via DDI, com o APM, a Secult, a Secretaria de Estado de Saúde e outras instituições públicas estaduais. O objetivo é a elaboração do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos da área da saúde de Minas Gerais. Na Unimontes, o trabalho envolve arquivos documentais do HUCF, Policlínica Dr. Hermes de Paula, Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e cursos da área de saúde, como Medicina, Odontologia, Farmácia e Psicologia.

Relacionadas

“Eles com Elas pela Vida” – Entrega de kits da corrida realizada pelo hospital da Unimontes é amanhã
 Qualidade do curso de Direito da Unimontes é destacada em sessão de homenagem na Câmara Municipal de Montes Claros
Hospital da Unimontes reúne profissionais da saúde e acadêmicos em palestra no âmbito do Setembro Amarelo
III Congresso Internacional da Unimontes começa nesta quinta-feira, com mais de cinco mil inscritos e debates sobre qualidade de vida e bem-estar
Programação de Congresso Internacional da Unimontes inclui testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites no campus-sede
Trilhas de Futuro prorroga inscrições até 1º de outubro