Entre os dias 21 e 28 de março, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sediou atividades do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Política Social, realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UNB).
Na abertura do evento, no dia 21 de março, houve palestra sobre “Comunicação Pública e Política Social: uma transversalidade em defesa da democracia”, proferida pela professora adjunta do Departamento de Serviço Social e da Pós-Graduação em Política Social da UnB, doutora Kênia Augusta Figueiredo. Ela abordou a importância da comunicação como ferramenta essencial para a consolidação das políticas sociais e da democracia. A iniciativa foi no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), que fica no Prédio 2 do campus-sede, em Montes Claros, com participação de 140 pessoas.
Já entre os dias 24 e 28 de março, na sala 202 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que funciona no Prédio 1, a professora doutora Janaína Duarte, também docente da UnB, ministrou o primeiro módulo da disciplina “Desenvolvimento capitalista dependente e educação no Brasil a partir de Florestan Fernandes”. Ela trouxe reflexões críticas sobre a relação entre economia, educação e sociedade no contexto brasileiro. Além da participação das doutorandas, a disciplina também teve sete discentes que acompanharam o módulo na condição de “ouvintes”.
O professor doutor Wesley Felício, docente do curso de Serviço Social e coordenador local do Dinter pela Unimontes, destacou a relevância da iniciativa e enfatizou que “o projeto fortalece a pós-graduação na nossa universidade, promovendo a qualificação de pesquisadores e o debate acadêmico em temas fundamentais para a política social”.
A programação marca o início das atividades do Dinter, que vai seguir com novos módulos e discussões ao longo do ano. A iniciativa consolida, assim, a parceria entre as instituições e contribui para a formação de doutores na área.



