Números traduzem a importância dos dois programas: são quase 1 mil alunos beneficiados, além de professores da educação básica de 120 escolas
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Especialmente pela oportunidade de ambientar o aluno às práticas da futura profissão e, não menos importante, contribuir para minimizar a evasão nos cursos de Licenciatura, o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (RP) são considerados como diferenciais na formação acadêmica no âmbito da Unimontes. Não é para menos: a instituição está entre as universidades brasileiras com o maior número de bolsistas junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).
A Capes é a responsável pelo financiamento dos programas junto ao Ministério da Educação (MEC). Somente com o benefício das bolsas mensais para os alunos da Universidade Estadual de Montes Claros, os recursos a serem aplicados ao longo período de vigência (18 meses) são superiores a R$ 7,2 milhões.
São beneficiados 960 acadêmicos dos diversos campi da instituição, além do envolvimento de 40 professores como coordenadores dos subprojetos das diferentes licenciaturas e de 120 professores da educação básica, que atuam nas 120 escolas públicas estaduais e municipais conveniadas na realização dos dois programas.
ADAPTAÇÕES – Os editais em vigência foram iniciados em outubro de 2020 com os ajustes alinhados pela Capes/MEC e duração prevista de um ano e meio. E neste período de pandemia do Novo Coronavírus, que exige a adoção de medidas restritivas e o tratamento excepcional, os programas adaptaram, fazendo o atendimento de forma remota das respectivas escolas parceiras.
“São dois programas estratégicos de grande valorização dos cursos de Licenciatura, pois aproximam os universitários à realidade do campo de trabalho do professor e da professora em que se tornarão em breve, e integram as realidades da educação básica com o ensino superior”, analisa a professora Ester Liberato Pereira, assessora de Projetos Especiais, da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, e quem supervisiona os dois programas.
“Assim, os programas apresentam subsídios expressivos para a aprendizagem da docência no processo formativo de professores e professoras, o que justifica o seu investimento, cada vez mais consolidado, no planejamento educacional, político e financeiro, e nas concepções teóricas e epistemológicas do governo federal”, completa a assessora.
Outro fator importante do PIBID e do RP, segundo ela, está na redução dos índices de evasão: a valorização da área de trabalho, aumento da autoestima e a maior permanência dos alunos e alunas na Universidade pública e de qualidade.
PIBID
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O PIBID é oferecido aos alunos dos quatro primeiros períodos dos cursos de Pedagogia, Matemática, Biologia e Língua Portuguesa – como áreas prioritárias – e de Artes/Teatro, Artes/Visuais, Geografia, Letras/Inglês e Educação Física – nas áreas gerais. No total, são 360 estudantes/bolsistas no campus-sede e nos campi de Brasília de Minas, Januária, Janaúba e Unaí.
“Com este período de atividades remotas, foi preciso replanejar os métodos de trabalho em conformidade com as orientações da Capes. Assim, cumprimos uma série de reuniões com os professores e coordenadores, além de envolver o próprio bolsista na elaboração de um diagnóstico das legislações educacionais associadas às práticas de ensino de cada área”, explica o professor Gustavo Cepolini, coordenador institucional do PIBID/Unimontes.
Cada bolsista atua por 8 horas/semana e, remotamente, utiliza ferramentas virtuais e aplicativos como o WhatsApp, Google Drive, Google Meet e “Classroom”, entre outros. Quando o sistema presencial puder ser aplicado pós-pandemia, a começar por uma campanha universal de imunização contra a Covid-19 e o estabelecimento de novos protocolos sanitários, as atividades retomarão o formato original: 4 horas de atividades práticas na escola e outras 4 horas de preparação e orientação com os professores responsáveis pelos subprojetos.
“O diálogo tem sido permanente, com momentos de discussões e o desenvolvimento de materiais específicos, além de momentos de revisão de materiais e de dados para atender aos estudantes que apresentarem alguma dificuldade no ensino remoto”, complementa Cepolini.
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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Atualmente, 600 acadêmicos do 5º ao 8º período de Licenciaturas estão inseridos no Programa Residência Pedagógica. A professora Leonice Vieira de Jesus Paixão é a coordenadora institucional da RP/Unimontes e explica que, nesta edição do edital 1/2020, a Universidade atende 24 núcleos das áreas de Pedagogia, Matemática, Letras/Português, Letras/Inglês, Biologia, Geografia, História, Educação Física, Filosofia e Artes.
“Estamos em 72 escolas de Educação Básica em Montes Claros e em mais nove cidades do Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha: Brasília de Minas, São Francisco, Januária, Pirapora, Janaúba, Espinosa, Almenara, Paracatu e Unaí”, enumera a coordenadora.
Assim como no PIBID, todas as atividades foram replanejadas para adaptação ao período de ensino remoto por causa da pandemia. Os conteúdos e ações foram revistos pelos docentes orientadores da Unimontes e pelos professores que atuam como preceptores em cada escola.
“Estes ajustes atendem à dinâmica dos municípios e do Estado no que diz respeito à educação básica”, acrescenta a professora Leonice Paixão, ao fazer referência à atuação dos acadêmicos neste processo, com envolvimento direto na confecção, reprodução e envio das atividades utilizando as tecnologias disponíveis.
EXPERIÊNCIA – Uma destas alunas bolsistas da Residência Pedagógica é Thayslane Andrade Lopes, do curso de Matemática. Assim como os demais participantes do subprojeto, ela se organizou para a produção de vídeos na interação com os alunos da educação básica, cumprindo o planejamento que seria aplicado nas atividades presenciais.
Ao lado da colega Jadde Thaine dos Santos, ela teve como desafio organizar um vídeo sobre a Geometria por trás dos artesanatos, trabalho técnico alusivo aos 300 anos de Minas Gerais. Temas ligados à cultura do Estado foram transformados em vídeos para abordagens didáticas e lúdicas sobre as técnicas matemáticas de medidas, grandezas, dimensões, regra de três, proporções e porcentagens e volume. Especificamente neste subprojeto, foram abordadas as áreas de culinária, comunidades tradicionais, diversidade, economia, folclore, gastronomia e medicina popular, dentre outros.
Os demais subprojetos também produziram materiais de acordo com as propostas das escolas parceiras e sob orientação do docente orientador e dos preceptores, e todos os materiais produzidos estão disponíveis para o acesso nos respectivos blogs.
Para o final de abril próximo (27/4), na versão on-line, está prevista a primeira edição, em 2021, do Seminário Institucional dos Programas, com uma aula aberta ministrada pela professora doutora Cristiane Coppe de Oliveira (UFU), além de oficinas e minicursos. Haverá a participação dos gestores da Universidade, entre os quais da pró-reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa, além dos professores orientadores, coordenadores, supervisores e preceptores.