Objetivo é a implantação da coleta seletiva no campus-sede da Universidade

Nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, será lançado no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros o projeto de extensão “Recicla a Unimontes”. O projeto de educação ambiental tem como objetivo a conscientização da comunidade acadêmica para a implantação do sistema de coletiva seletiva no Campus Universitário.

A iniciativa é da coordenação do curso de Engenharia Civil e do Departamento de Ciências Exatas. A ação ambienta foi aprovada como projeto de extensão pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da Unimontes. A atividade é coordenada pela professora Márcia Maria Guimarães, do Departamento de Ciências Exatas.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O lançamento do Projeto “Recicla a Unimontes” está marcado para as 9 horas, em frente à Biblioteca Central Professor Antônio Jorge. Para o evento estão sendo convidados professores, alunos, servidores, autoridades e representantes da comunidade.

Conforme explica a acadêmica Daniele Duarte Silva, do oitavo período de Engenharia Civil, parte da organização do projeto, será feita a apresentação dos principais objetivos do Projeto “Recicla a Unimontes”, que tem como lema “Um campus limpo começa com você”.

Daniele Duarte ressalta que a proposta da coordenação do projeto é envolver todos os integrantes da comunidade acadêmica e implantar a coleta seletiva no campus universitário, promovendo a separação dos materiais recicláveis. Ela disse que a equipe responsável pela ação realiza um levantamento sobre a quantidade diária de resíduos gerada no campus-sede da Unimontes, verificando os quantitativos de materiais descartados nos prédios, restaurante universitário, cantinas e outros locais.

Daniele informa que estão previstas diversas atividades para o incentivo à separação e coletiva seletiva no campus-sede. Uma delas é realização é uma gincana entre os estudantes sobre a coleta dos resíduos, com o incentivo aos 5 Rs da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Também será estabelecida parceria com a associação dos catadores de materiais recicláveis.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial