Na manhã desta segunda-feira (24/10), foram abertas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) as atividades comemorativas ao “Dia do Servidor Público”, que prosseguem até quinta-feira (27/10), no campus-sede e no Hospital Universitário Clemente de Faria. A solenidade de abertura aconteceu no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6) e foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, com a participação dos servidores docentes e técnico-administrativos. Logo em seguida, foi o lançado o programa institucional “Mudança de Hábito & Estilo de Vida”.

O evento foi transmitido para os demais campi, pela internet. Na oportunidade, o reitor João Canela destacou a participação dos servidores nas ações voltadas para o crescimento da instituição. “Sabemos que enfrentamos dificuldades, sobretudo, de ordem orçamentária, mas, ao mesmo tempo, estamos conscientes de que contamos com o talento e o envolvimento dos nossos colaboradores para vencermos todas as barreiras, a fim de que a Unimontes venha tornar cada vez mais fortalecida”, afirmou.

O público acompanhou a palestra “Obesidade: Uma Doença da Modernidade” proferida pelo médico e professor Antônio Sérgio Barcala Jorge. Ele falou sobre os hábitos alimentares e outros cuidados que as pessoas devem ter para evitar o excesso de peso; uma de suas dicas: “o tratamento para a obesidade, assim como a dieta, deve ser individualizado”.

Na seqüência, foi feita a apresentação dos projetos inseridos no programa “Mudança de Hábito & Estilo de Vida”. A assessora de Gestão Estratégica, Joelina da Conceição Alves de Almeida, explicou que o programa tem como principal meta a melhoria da qualidade de vida dos servidores, abrangendo todos os setores da universidade.

PROJETOS

Dentre os principais projetos do Programa “Mudança de Hábito & Estilo de Vida” apresentados durante a abertura das comemorações do Dia do Servidor estão o “Unimontes Acolhe” que, conforme explicou o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Alysson Danilo Dantas Santos, tem como propósito o acolhimento do servidor desde seu ingresso na instituição até a aposentadoria. Entre outros objetivos, estabelecer uma ligação entre os servidores docentes e técnico-administrativos e os serviços prestados pela universidade.

Outra iniciativa é o projeto “Saúde e Segurança do Trabalhador” apresentado pelo técnico Willian Martins como forma de desenvolver ações articuladas nas duas áreas. Abrange também o “Projeto Antitabagismo”, que busca a conscientização dos servidores sobre os efeitos nocivos do fumo e do consumo de drogas lícitas e ilícitas.

O professor Janilson de Assis Miranda, coordenador do Centro Esportivo Universitário João Valle Maurício, apresentou o projeto “Bate Coração” como forma de estimular e viabilizar a participação dos servidores e professores em atividades esportivas, incluindo modalidades coletivas (futebol de campo, futsal e vôlei) modalidades individuais (tênis de campo, natação, atletismo, ginástica e hidroginástica).

Também foi apresentado o Projeto Nutrição e Saúde, desenvolvido pelas nutricionistas Gislaine Cândido Batista Jorge, Eliete  Fernandes Flávio e  Rosani Guimarães, que tem como proposta a intervenção nutricional, com ações de educação em saúde e a mudança de hábitos. O resultado esperado é a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de doenças crônicas como câncer, Acidente Cardiovascular (AVC) e diabetes.

Por sua vez, o projeto AmbientAÇÃO, apresentado pela professora Alessandra Rejane Ericsom de Oliveira, vai estimular e orientar os integrantes da comunidade universitária na adoção de práticas que venham respeitar o meio ambiente. A meta é o uso racional dos recursos disponíveis, a destinação correta dos resíduos – inclusive os perigosos e o incentivo à melhoria da qualidade de vida.

AÇÃO PARA A COMUNIDADE

O reitor João Canela destacou a qualidade das propostas inseridas no Programa Mudança de Hábito & Estilo de Vida e anunciou que a meta da universidade é levar as ações a toda comunidade, de forma multidisciplinar. “Fazemos um desafio à nossa Pró-Reitoria de Extensão para que esse programa seja ampliado à comunidade externa, com um grande evento na praça Doutor Carlos, no centro de Montes Claros”, afirmou João Canela.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia