Neste sábado, 18 de outubro, comemora-se o Dia do Médico. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem uma atuação marcante na formação profissional na área. A instituição já graduou 2.401 profissionais em seu curso de Medicina.

Uma parte importante da história da formação médica na universidade será resgatada nesta sexta-feira (17/10), às 19 horas, com a realização de cerimônia oficial em comemoração aos 50 anos de formatura da segunda turma da antiga Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), criada em 1969 como uma das unidades da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes pela Constituição Mineira de 1989.

Por intermédio da Lei Estadual nº 11.517, de 13 de julho de 1994, houve a reorganização administrativa da instituição. As antigas faculdades foram extintas e criados os centros de ensino. A Famed foi incorporada pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

A cerimônia do jubileu de ouro da segunda turma de Medicina será realizada na noite de sexta-feira, no auditório do prédio 6 do campus sede. O espaço leva o nome do médico e ex-prefeito Mário Ribeiro da Silveira (1924–1999), um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Norte de Minas. Durante o evento, que contará com a presença do reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, será prestada homenagem aos egressos da antiga Famed que comemoram meio século de profissão.

Curso de excelência
A importância histórica do curso de Medicina da instituição pública é destacada pela diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unimontes, professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires. “A instalação do curso de Medicina trouxe um avanço para a área de saúde do Norte de Minas”, afirma a diretora, salientando que o curso mudou o perfil da região, que antes era considerada endêmica de várias doenças parasitárias, com alta prevalência de desnutrição e outros entraves.

“O curso de Medicina da Unimontes prima pela excelência no fazer humano aplicado a todos os níveis de atenção à saúde. Seus professores e egressos foram responsáveis pela transformação da assistência à saúde pública e privada da região macronorte mineira”, afirma a professora Cássia Pérola. Ela lembra que, atualmente, a graduação da Unimontes é referência, posicionando-se entre os melhores cursos da área no Estado, conforme o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), do MEC.

Hospital Escola de Referência
Além da sólida formação acadêmica, os estudantes de Medicina da Unimontes contam com o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) como hospital-escola. A unidade é campo de estágio e prática profissional para os cursos da área da saúde e referência regional em diversas especialidades médicas. O HUCF se destaca no atendimento a gestantes de alto risco, vítimas de violência sexual e intrafamiliar, pacientes com transtornos mentais, casos de clínica médica e cirúrgica, além do tratamento de portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo a AIDS. Também é referência em otorrinolaringologia (remoção de corpos estranhos em ouvido, nariz e orofaringe), ginecologia e obstetrícia, tuberculose, leishmaniose visceral e cutânea, infectologia e pediatria, além de realizar a aplicação de soros antirrábico e antiveneno para vítimas de mordeduras de cães, gatos e acidentes com animais peçonhentos.

Egressos

Um dos integrantes da segunda turma de Medicina da Famed/Unimontes é o professor João dos Reis Canela, reitor da Universidade Estadual de Montes Claros entre dezembro de 2010 e dezembro de 2018. Com meio século de formado, João Canela continua em pleno exercício da profissão como médico clínico e infectologista, atuando no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

“A implantação do curso de Medicina da nossa Unimontes foi resultado de uma luta, com o empenho de pioneiros e visionários. O curso de Medicina nos proporcionou um benefício extraordinário em nossas vidas. Podemos dizer que recompensamos esse ganho com a atuação em uma medicina segura e de qualidade, melhorando as condições de saúde da população da região”, afirma João Canela.

A cerimônia de comemoração dos 50 anos da segunda turma do curso de Medicina da Unimontes, além dos egressos, contará com a participação de professores pioneiros da antiga Famed, entre eles Cláudio Pereira (diretor da faculdade no início das atividades da turma), Itagiba de Castro Filho (diretor da instituição por ocasião da formatura da turma, em 1975) e Iran Rego que foi vice-diretor e paraninfo dos formandos de 1975.

Egressos da segunda turma de Medicina da antiga Famed, unidade da FUNM, atual Unimontes:
Adão Rodrigues Pereira, Afonso Abreu Fernandes, Aluísio Oliveira Nunes, Antônio Eustáquio Dupin, Antônio de Pádua Diniz de Souza, Ariovaldo Renato de Oliveira, Armando Amaral Figueiredo, Fernando Antônio Colares, Geraldo Alves Pereira, Homero Rodrigues de Oliveira, Ivo Alves Pereira, Jayme Gusmão Pinheiro, João dos Reis Canela, João Lúcio de Castro Kfuri, José Alves Viana, José Eduardo Guimarães, José Sales Rolim, Lúcia Davina Silveira, Luiz José Freire, Marcos Borges, Maria Helena Gonçalves Fonseca, Neves Cândido Borges, Paulo Roberto Fernandes, Sebastião Teixeira de Carvalho, Torquato Gonçalves Fonseca, Túlio Sávio da Silva Giffoni, Valcy Moreira, Valtair Barbosa, Welington Rabelo da Rocha e Wilson Rodrigues de Souza.

(In memoriam):
Danilo Veloso Fróes, Raimundo Gonçalves dos Reis, Waldivia Queiroz de Carvalho, Pedro Ernesto da Silveira, Antônio Sérgio, Lázaro Braulino Dias, Ugolino Mário Vilas Boas, Luiz Pedro de Freitas Gomes, José Tardieu Mota e Roberto Pinheiro Loyola.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário