A comemoração do dia das Mães, neste segundo domingo de maio, é uma data marcante para o Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).  As mães recebem cuidados especiais na Maternidade Maria Barbosa, do HUCF, que realiza em torno de 200 partos do mês, 40% deles de alto risco. Grande parte das pacientes atendidas é formada por mulheres de baixa renda, oriundas de Montes Claros e outros municípios do Norte de Minas – muitas delas da zona rural. O atendimento é totalmente gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

“A contínua melhoria da qualidade e humanização da assistência materno-infantil é o nosso principal objetivo. Além do carinho e atenção, desenvolvemos práticas inovadoras para assegurar a boa prestação de serviços à comunidade”, afirma coordenadora da Maternidade do Hospital Universitário, Arlenes Soares Silva. 

Em virtude da qualidade da assistência prestada na sua maternidade – Inaugurada em 1992- o Hospital Universitário é detentor do título de Maternidade Segura, conferido somente a oito unidades em todo país. Em 2006, a maternidade do  HUCF recebeu o Prêmio Professor Galba de Araújo (Ministério da Saúde), dividido com o Hospital Santa Marcelina, de São Paulo. 

“Procuramos priorizar a assistência humanizada em nossa maternidade. São adotadas técnicas modernas no atendimento dos casos de gravidez de alto risco. O objetivo é diminuir os riscos tanto para as mães como para os recém-nascidos”, afirma o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, José Otávio Braga Lima. Ele lembra ainda que é realizado um trabalho de incentivo ao parto normal. 

O superintendente ressalta a importância das doulas, mulheres que se dedicam voluntariamente a apoiar as pacientes atendidas na Maternidade, garantindo a elas todo o suporte necessário antes e durante o trabalho de parto.  As mães de baixa renda atendidas no Hospital da Unimontes recebem também a assistência da Associação das Amigas Voluntárias do Hospital Universitário Clemente de Faria (Avahu). As voluntárias fornecem gratuitamente enxovais para os recém-nascidos, incluindo cobertores, fraldas e roupinhas. 

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO 

Gisele Ferreira Aquino com a mae e a filha - Cópia

Gisele Ferreira Aquino com a mãe e a filha recém-nascida

A professora Gisele Ferreira de Aquino, 34 anos, moradora de Japonvar (Norte de Minas), pela primeira vez, comemora este segundo domingo de maio como mãe. Ela teve a primeira filha, Manuela, por parto normal, na última quarta-feira (06/05). Gisele elogiou o atendimento recebido por parte da equipe médica e servidores da maternidade.

 “A expectativa era grande e, graças a Deus, tudo deu certo. O atendimento do Hospital Universitário é excelente. Desde que saí da minha cidade e cheguei ao hospital, só tenho a agradecer”, afirma. A professora foi acompanhada pela mãe, a dona de casa Maria José Aquino Silva, que comemorou a chegada do terceiro neto. 

Também atendida na maternidade do HUCF, a técnica de enfermagem Claudia Márcia Pereira Niz, 25 anos, procedente de Ibiracatu, compartilha o pensamento de Gisele. “Meu parto foi tranquilo. Minha filha nasceu terça-feira (05/05). Vim para o Hospital Universitário por referência. Nunca vi um atendimento tão perfeito como este. Há uma interação dos profissionais, que tranquiliza uma mãe de primeira viagem como eu”, declarou Claudia Márcia, que recebeu também o carinho do marido Marcelo Costa Niz. 

A estudante Lorena Maria Antunes Oliveira, 19 anos, deu a luz à menina Lara na última segunda-feira (03/05) na maternidade do Hospital Universitário. Sua expressão não é só de felicidade, mas também de agradecimento pelo atendimento recebido. “Eu amei tudo aqui. Vim porque fui orientada por uma prima. Tive um parto de alto risco, com algumas complicações. Mas, agora estamos ótimas, eu a Lara”, afirmou Lorena.  

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia