A importância da Universidade Estadual de Montes Claros e do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida da população do Norte de Minas foi abordada na manhã desta terça-feira (17), durante visita de cortesia do deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) ao Gabinete da Reitoria. Ele foi recebido no encontro pelo reitor professor Antonio Alvimar Souza e pela vice-reitora professora Ilva Ruas Abreu.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Aloysio Rocha Vieira, o chefe de Gabinete Allysson Danilo Dantas e o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, José Otávio Braga Lima.
Na oportunidade, o deputado Carlos Pimenta enalteceu o papel estratégico da Unimontes em Minas e assegurou uma articulação mais intensa com o Governo do Estado em prol da Universidade. Ele anunciou que vai se reunir os seus colegas da bancada do Norte de Minas na Assembleia Legislativa para priorizar a pauta orçamentária da Unimontes.
O reitor Antonio Alvimar Souza destacou os desafios e as dificuldades, inclusive orçamentárias da Instituição. Por outro lado, ressaltou os esforços e a boa articulação da gestão com os governos Estadual e Federal, principalmente, durante o enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus.
RECURSOS PARA O HUCF
A destinação de recursos de emendas parlamentares para complementar o orçamento Hospital Universitário Clemente de Faria foi um dos temas discutidos durante o encontro com o deputado Carlos Pimenta. As verbas de emendas são de fundamental importância para o custeio de despesas permanentes do hospital, como o pagamento de pessoal e equipamentos de proteção individual (EPIs).
O HUCF atende a uma população de 1,6 milhão de pessoas, especialmente do Norte de Minas. No período de pandemia, a unidade hospitalar adotou metodologias inovadoras, como capacitações de equipes, adoção de novos cuidados para garantir a segurança dos trabalhadores e dos usuários, bem como as normas e procedimentos das secretarias de Estado de Saúde e do Município de Montes Claros na área da Saúde.
ESTATUTO
Ainda na oportunidade, foi apresentado ao deputado Carlos Pimenta uma minuta do Estatuto da Unimontes, que está em processo de atualização, com a realização de consulta à comunidade acadêmica. O processo é dividido em quatro instâncias: Comissão Geral, Unidades Estatuintes, Comissões Setoriais e o Congresso Estatuinte. Logo após a aprovação pelos representantes da comunidade acadêmcia, o documento será remetido à Assembleia Legislativa, para apreciação dos deputados.