O Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem como propósito desenvolver um trabalho permanente no âmbito regional para o resgate e preservação do patrimônio artístico, histórico e material dos fóruns, paróquias, entidades culturais e instituições educacionais do Norte de Minas. O objetivo é contribuir com a elaboração das políticas de preservação dos acervos documentamentais e, ao mesmo tempo, viabilizar pesquisas como fomento aos estudos específicos sobre a região norte-mineira.

Para o lançamento oficial da iniciativa, o departamento entregou à Reitoria em reunião nessa quarta-feira (29/4), o projeto de realização do 1º Fórum sobre Patrimônio e Arquivos do Norte de Minas. O evento deverá acontecer no início do segundo semestre letivo, culminando com a publicação de uma carta compromisso do Norte de Minas para a execução das ações.

As propostas foram apresentadas pelas professoras Cláudia de Jesus Maia, Ilva Ruas de Abreu e Maria de Fátima Lima do Nascimento no encontro com o reitor João dos Reis Canela, com o vice-reitor Antônio Alvimar Souza e com os pró-reitores de Ensino, Extensão e Pesquisa e com a Diretoria de Documentação e Informação (DDI).

A iniciativa do Departamento, que também envolve o programa de mestrado em História da Unimontes, contribuirá, ainda, com a proposta de criação do Arquivo Público Regional, vinculado à Rede Mineira de Arquivos Públicos.

CONTEXTO

professoraClaudiaMaia destaque“Infelizmente, a maior parte da população ainda desconhece o patrimônio histórico, artístico e material do Norte de Minas e o papel da Unimontes é muito importante neste contexto”, explica a professora doutora Cláudia Maia, chefe do Departamento de História da Unimontes. Segundo ela, o projeto permanente no âmbito regional para o resgate e preservação do patrimônio será muito amplo do ponto de vista de parcerias e convênios com instituições que são referências nacionais neste tipo de trabalho.

Além disso, reforça a professora Ilva Ruas, coordenadora do programa de mestrado em História, o projeto incentivará as ações extensionistas no âmbito da pós-graduação Stricto sensu e a oportunidade de capacitar alunos da graduação em História com a oferta de estágios e de bolsas de iniciação científica, além de preservar e fomentar a pesquisa com foco no histórico regional – seja em monografias, teses e projetos com financiamento oficial.

Conecte-se à Unimontes nas mídias sociais

PARCEIROS – Neste contexto, a Unimontes iniciará um projeto em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – em Diamantina –, coordenado pelo professor ngelo Carrara (UFJF), que consiste em um programa de tratamento e organização de acervos e que concorre a financiamento por meio de edital do Programa de Excelência Acadêmica (Proex/Capes). O termo de parceria está em análise jurídica na Unimontes para oficializar a assinatura de convênio.

Outra proposta apresentada pelo departamento de História, com base na pauta de reunião entre os seus docentes, diz respeito à possibilidade de a unidade integrar as equipes de coordenação do Centro de Pesquisa e Documentação Regional da Unimontes (Cepedor) e do Museu Regional do Norte de Minas.

Para o reitor João Canela, o projeto de resgate e preservação do patrimônio artístico, histórico e material do Norte de Minas é “altamente construtivo e reforça o compromisso da Unimontes em zelar pelo bem coletivo”, além de “fortalecer as ações da pós-graduação. “Neste trabalho específico, temos que assumir o papel de fazer a diferença em nossa região de abrangência e claro que a Universidade está aberta a ajustar sua funcionalidade para dar corpo a tão importante iniciativa do departamento de História”, pontuou o reitor.