A possibilidade de implantação de cursos tecnólogos, de bacharelado e licenciatura nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológica, com oferta gratuita em formato online pela Universidade. Este é objetivo de iniciativa do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes, com o aproveitamento das novas ferramentas digitais e das novas tecnologias disponíveis.

A proposta foi apresentada ao reitor Antonio Alvimar Souza e à vice-reitora Ilva Ruas Abreu nesta terça-feira (10/8), em encontro na Reitoria. Na reunião, a chefe do Departamento de Ciências Exatas, professora Vera Lúcia Alves, esteve acompanhada pelos colegas de departamento: professores Lailson dos Reis Pereira Lopes, José Higino Dias Filho, Rosivaldo Antônio Gonçalves e Nilson Luiz Castelúcio Brito.

Conforme os professores, proposta de cursos tecnológicos atenderia às áreas de Estatística, Química e Física

Conforme o professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, a meta é aproveitar a capacidade técnica e a qualificação docente da Unimontes para oferecer cursos nas modalidades acima citadas que venham atender às demandas e perfis profissionais exigidos pelo mercado de trabalho na atualidade.

DURAÇÃO

“Os cursos serão adaptados ao uso das novas ferramentas digitais e tecnológicas. Os cursos de tecnólogos deverão ter duração média de dois anos, enquanto os cursos de licenciatura e bacharelado deverão durar de quatro a cinco anos”, acrescenta.

Entre os chamados objetivos estratégicos da proposta está a criação de cursos de graduação online em áreas dirigidas: Estatística, Química e Física, em parceria com o Governo do Estado.

ÁREAS – O Departamento de Ciências Exatas sugeriu à Reitoria que, por meio de portaria, seja constituída uma comissão para a formulação, elaboração e acompanhamento da execução de projetos pedagógicos de graduação online nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Na proposta, foi destacada a “importância em se ofertar cursos na modalidade remota, mais condizentes com o mercado de trabalho da atual sociedade”. Também foi ressaltada “a necessidade de incentivar a utilização de tecnologias e metodologias inovadoras nos cursos oferecidos pela Unimontes”.

Outro aspecto considerado foi a “importância de intensificar a condição da Unimontes como fomentadora do desenvolvimento científico e tecnológico junto ao Estado, por meio de convênios”.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”