Nesta quinta-feira (19/9), o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Montes Claros (Codema) promoverá a entrega do Prêmio Mérito Ambiental “Professor Ivo das Chagas”, concedido a oito pessoas, instituições e empresas. O Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá a distinção na categoria “Educação”.

A solenidade de entrega está marcada para as 17h, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Bairro Ibituruna. Os homenageados são escolhidos por uma comissão formada por ambientalistas e conselheiros do próprio Codema.

O Prêmio Ambiental “Professor Ivo das Chagas” é uma referência àqueles que se destacam na promoção de ações voltadas para a consciência ambiental. A distinção é outorgada nas categorias “Ambientalista”; “Produtor Rural”; “Educacional”; “Indústria”; “Órgão Público”; “Comercial”; “Terceiro Setor” e “Imprensa”.

No caso da distinção para a Unimontes, a premiação será entregue à chefe do Departamento de Biologia Geral, professora Fabiana da Silva Vieira Matrangolo, e às professoras Yule Roberta Ferreira Nunes e Maria das Dores (Dora) Magalhães Veloso, da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada –PPGBOT .

Os demais homenageados são: Humberto Guimarães Souto (Ambientalista); João Simael Ferreira da Silva (Produtor Rural); Cerâmica Montezuma (Indústria); Grupo Albatroz (Comércio); Instituto Estadual de Florestas – IEF (Órgão Público); Associação Amor de Vida (Terceiro Setor); e Cecília Oliveira (Imprensa).

“O Prêmio Mérito Ambiental “Professor Ivo da Chagas” é um reconhecimento às pessoas e instituições que desempenham trabalho relevante em prol da proteção e conservação da natureza”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro. Ele ressalta que a Unimontes é uma importante parceira na preservação ambiental, por conta das ações desempenhadas por intermédio dos departamentos de Geociências e Biologia Geral e devido às atividades de pesquisa, como o projeto de estudos sobre a conservação da mata seca.

Quem foi Ivo das Chagas

O Prêmio leva o nome do professor e ambientalista, docente da Unimontes, Ivo das Chagas, falecido em março de 2019. Na Unimontes, Chagas foi pró-reitor de Pesquisa e um dos maiores estudiosos do Cerrado no Brasil. Nascido em 1933, no município de São Romão (Norte de Minas), o professor Ivo das Chagas graduou-se em Geografia pela UFMG, com Pós-Graduação em Geografia e Ecologia Vegetal pela Universidade de Bordeaux (França). Em 2006, foi homenageado como Professor Emérito da Unimontes.

Em 2011, foi homenageado como Patrono Geral de todos os cursos de graduação da Universidade. Ivo das Chagas foi também coordenador do programa de Educação Ambiental da Secretaria Especial do Meio Ambiente do Ministério do Interior (1982), membro do Conselho Consultivo Interministerial de Ciência e Tecnologia do Grande Carajás (1982), secretário-adjunto de Ecossistema, da Secretaria Especial de Meio Ambiente do Ministério do Interior (1983/1984), e conselheiro da Câmara de Bacias Hidrográficas do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam (1988/1989). Integrou o Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de Montes Claros. Em 2011, ele recebeu a Medalha da Inconfidência, do Governo do Estado.

Foto de capa: Fábio Marçal

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes