Para manter a continuidade da qualidade do atendimento gratuito à população, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), necessita de mais recursos humanos e do fortalecimento dos seus programas assistenciais. As demandas foram apresentadas por uma equipe da Unimontes e do HUCF à Secretaria de Estado de Saúde, em reunião com o subsecretário e Inovação e de Logística em Saúde, Rafael Maia Nogueira, na última terça-feira (26/2).

Estiveram reunidos com o subsecretário a superintendente do Hospital Universitário, Priscilla Izabella Barros de Menezes, o coordenador de Gestão Estratégica da Unimontes, Otávio Braga; e o contador Almir Lopes da Silva, da Controladoria do HUCF. A equipe também foi recebida pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva.

Durante a reunião, foi feita uma apresentação da estrutura do Hospital da Unimontes, o único de Montes Claros que oferece atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, o HUCF realizou 540.119 procedimentos, beneficiando moradores de todo Norte de Minas, especialmente, a população de baixa renda.

AMPLIAÇÃO NECESSÁRIA

A equipe do HUCF/Unimontes salientou que, para manter a qualidade na assistência, a unidade precisa de ampliação do seu quadro de pessoal. Lembrou que o hospital tem uma grande demanda de atendimento, com uma superlotação, sobretudo, em seu pronto-socorro, que funciona 24 horas por dia. Por outro lado, enfrenta uma carência de pessoal. Assim, a superlotação aumenta mais ainda a sobrecarga de trabalho para os servidores da instituição.

Em ação articulada com a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da Unimontes, o HUCF já recebeu a visita de equipe da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que constatou in loco que o nÚmero de servidores está aquém das necessidades da hospital, sendo elaborada a proposta para a realização de novo concurso para suprir esta deficiência.

PROGRAMAS ASSISTENCIAIS

Na oportunidade, também foi ressaltado que o HUCF precisa do apoio da Secretaria de Estado de Saúde para a manutenção de programas assistenciais que garantem o funcionamento do Hospital e o atendimento aos pacientes, sendo destacados o Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG – o Pró-Hosp (verbas para custeio e investimentos estruturais), o “Mais Vida” (que garante a manutenção do Centro de Referência em Assistência Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira), e a “Rede Cegonha” (recursos para a maternidade, assegurando assistência humanizada à gravidez, ao parto e aos recém-nascidos).

O subsecretário Rafael Maia Nogueira ressaltou a importância dos serviços oferecidos pelo Hospital Universitário da Unimontes, mostrando-se sensível às reivindicações. Ele informou que as demandas serão analisadas pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde.

Ainda na oportunidade, a equipe do HUCF/Unimontes esteve com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva. A superintendente Priscilla Izabella Barros de Menezes aproveitou para convidá-lo a visitar o Hospital Universitário Clemente de Faria. Ele agradeceu o convite, anunciando que vai agendar uma viagem a Montes Claros para e conhecer de perto a estrutura do HUCF os serviços oferecidos gratuitamente à comunidade.

TAGS:DDRH