A partir da próxima segunda-feira (16), 40 alunos da Universidade Estadual de Montes Claros vão realizar uma série de atividades voluntárias em seis municípios de três estados nordestinos (Ceará, Piauí e Maranhão), por intermédio do Projeto “Expresso Solidário”. A saída da delegação está marcada para este domingo (15), às 15 horas, do campus-sede.

As ações do “Expresso Solidário” – que chega à segunda edição – prosseguem até 31 de janeiro. Inserida nas comemorações dos 50 anos da Unimontes, a iniciativa é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, através da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) e da Liga Extensionista Universitária (Lexu), com o apoio do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG/Norte de Minas). Em território nordestino, as atividades terão a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC – Campus Cariri) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI – Campus Floriano), além da participação das prefeituras dos municípios visitados.

Uma das novidades do “Expresso Solidário” neste ano é que, além dos acadêmicos, haverá a participação de três egressos da Unimontes dos cursos de Pedagogia (2) e Educação Física. “Os ex-alunos mostram que, mesmo depois de saírem da universidade e já no exercício da atividade profissional, querem continuar trabalhando com a solidariedade e com as ações sociais”, avalia o coordenador de Apoio ao Estudante, Gilson José Fróes, que viaja em companhia dos acadêmicos.

A delegação da Unimontes é formada por 46 pessoas e conta com acadêmicos dos cursos de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Pedagogia (Janaúba e Brasília de Minas), Letras/Português, Letras/Inglês e Letras/Espanhol, Artes/Música, Artes Visuais, Direito, Serviço Social, História, Geografia, Sistemas de Informação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Matemática e Ciências Biológicas.

Gilson José Fróes, coordenador de apoio ao estudante da UnimontesO grupo será integrado ainda pelas cantoras Thalita Gomes (aluna do curso de Artes/Música) e Joice Fróes (que participa do projeto como voluntária). Elas vão realizar apresentações em todas as cidades atendidas, sempre durante a noite, com o objetivo de proporcionar o lazer aos moradores. Também viajam para o Nordeste os professores Marcelo Rezende e Jiulliano Carlos Lopes Mendes, que vão coordenar os trabalhos junto às comunidades.

Entre outras atividades, estão previstas palestras educativas sobre gravidez na adolescência e prevenção contras as drogas, oficinas de arte com a confecção de estandartes, torneios esportivos e atendimento médico e odontológico à população de baixa renda. Além disso, os alunos de Odontologia vão ministrar palestras sobre higiene bucal, orientando sobre fluoretação e escovação. Haverá a distribuição de kits doados pelo CRO-MG/Norte de Minas.

CRONOGRAMA – O ônibus do “Expresso Solidário” sairá de Montes Claros na tarde deste domingo e viajará 1,5 mil quilômetros até Juazeiro do Norte, no Ceará, onde as atividades voluntárias serão realizadas na segunda-feira (16). Na terça-feira (17), a delegação visitará a cidade do Crato/CE. Na quarta-feira (18), os acadêmicos vão se deslocar para São Miguel do Fidalgo (PI), onde vão auxiliar os moradores até o dia 23. À tarde, visitarão o município de Floriano. No dia 24, viajam para Barão do Grajaú (MA). Entre os dias 25 e 30 de janeiro, as ações serão desenvolvidas em São Francisco do Piauí. O retorno está previsto para 31 de janeiro.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia