O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, assinou portaria estabelecendo luto oficial na instituição por três dias, em razão do falecimento do professor aposentado da Unimontes, Noraldino Rocha Machado, também promotor aposentado, ocorrido no sábado (23/08). De acordo com a Portaria nº 699/2025, o luto oficial foi decretado para os dias 24, 25 e 26 de agosto.
O professor e promotor aposentado Noraldino Rocha Machado faleceu aos 90 anos. O sepultamento ocorreu no domingo (24/08), no Cemitério do Bonfim, em Montes Claros.
Na portaria assinada pelo reitor Wagner de Paulo Santiago, são enaltecidos os relevantes serviços prestados por Noraldino Rocha Machado “ao mundo jurídico, à justiça, à educação, ao desenvolvimento humano e à sociedade, ao longo de sua trajetória na Promotoria Pública e de sua carreira docente, bem como sua expressiva contribuição ao ensino superior no Norte de Minas e à Universidade Estadual de Montes Claros, onde se destacou na formação jurídica, exercendo suas funções com máximo zelo e dedicação”. Dessa forma, foi reconhecido como grande benfeitor da instituição.
Além do exercício de sua função no Ministério Público de Minas Gerais, Noraldino Rocha Machado se notabilizou por sua trajetória como professor de Direito Processual Penal da antiga Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir), uma das unidades da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.
Ele integrou o Conselho Curador da antiga FUNM e teve admirável atuação como membro do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros, da qual se aposentou compulsoriamente em 15 de setembro de 2004.
