Debater os novos desafios dos cursos de licenciatura e o futuro do professor no mercado de trabalho regional. Este é um dos principais temas da I Jornada do Futuro, que acontece na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a partir desta segunda-feira (30) à noite, prosseguindo até quarta-feira (1º/06). As atividades serão realizadas no auditório do prédio 3 do campus-sede.
A iniciativa é do Diretório Central dos Estudantes (DCE), com a participação de professores e acadêmicos. O evento constará de palestras, mesas-redondas e exposições de trabalhos pelos alunos dos diversos cursos de licenciatura. A Unimontes possui 82 cursos da área de licenciatura nas modalidades regulares, modulares e a distância.
De acordo com a programação, o tema de abertura do evento é “A trajetória do ensino superior no país”, com palestra da professora Ilva Ruas Abreu, coordenadora do Curso de Ciências Econômicas. Nesta terça e na quarta-feira, serão realizadas mesas-redondas, com debates sobre os cursos de licenciatura ministrados na universidade, além da apresentação de trabalhos científicos pelos acadêmicos dessa área.
Ao analisar a situação do professorado do ensino superior ainda não devidamente definida no mercado de trabalho, o presidente do DCE Luís Felipe Maia Costa considera oportuna a discussão sobre a licenciatura ainda na graduação e dentro da própria universidade – ao lado dos futuros profissionais da área. “Iniciamos nossas ações com esse projeto, que visa fortalecer não apenas os cursos de licenciatura, mas de forma geral todos os cursos oferecidos pela Universidade”, salientou o líder estudantil.
“Abrimos a oportunidade para que se discuta amplamente a docência – desde o fazer docente, a pesquisa e a valorização da educação”, destaca Luís Felipe. Segundo ele, a jornada visa “resgatar o sentido mais profundo da missão do professor, à qual precisamos valorizar e despertar nos profissionais a ideia de que através da educação podemos transformar este País”.