Reitor João Canela e o presidente eleito do DCE/Unimontes, Luís Felipe Maia Costa durante encontro (Léia Oliveira)
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) será um parceiro estratégico na concretização de diversos projetos do âmbito acadêmico na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O assunto foi tema do encontro realizado nessa terça-feira (8), entre o reitor João dos Reis Canela e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida com o presidente eleito do DCE/Unimontes, Luís Felipe Maia Costa.
“Temos habilidades e competências para amenizar as discordâncias e colocar em prática os objetivos comuns tanto da direção superior como dos estudantes”, analisou o reitor. Na oportunidade, o professor João Canela comentou sobre o realinhamento da estrutura organizacional da Unimontes. “As mudanças atendem às novas demandas de todos os setores da instituição, sobretudo no âmbito da graduação e da iniciação científica”, completou.
Ainda no encontro, o reitor sugeriu logo no início do semestre letivo, a partir do dia 14 de fevereiro, uma campanha conjunta com a participação do DCE, Diretórios e Centros Acadêmicos (DA’s e CA’s) para a proteção e conservação do patrimônio no campus-sede. Por sua vez, a vice-reitora Maria Ivete reconheceu que há diferenças ideológicas entre o DCE e a administração superior, “mas que podem e devem ser estreitadas para o engrandecimento da Universidade”.
AVANÇOS
Acadêmico do 2º período do curso de Ciências Sociais, Luís Felipe Maia Costa será empossado como novo presidente do DCE/Unimontes no próximo dia 25, às 20 horas, em solenidade da sede do Diretório, substituindo a Danniel Ferreira Coelho.
No primeiro encontro com o reitor João Canela, Luís Felipe fez questão de salientar a necessidade de aliança dentro da Universidade para “construir e agregar valores e projetos de benefício coletivo”. Ressaltou a importância da obra do Restaurante Universitário, cuja estrutura física no campus-sede está em fase de conclusão. “Temos condições de realizar um trabalho profícuo pela melhoria da Unimontes em outras áreas”, acrescentou.
O ex-presidente do DCE, Daniel Dias, esteve acompanhando o presidente eleito na reunião, assim como o diretor da União da Juventude Socialista (UJS), Lucas Alves Cardoso. Juntos, solicitaram apoio da reitoria para que a Unimontes seja sede da Conferência da Juventude, no segundo semestre de 2011.