Na próxima quinta-feira (21/6), no Ibicinemas, no Ibituruna Shopping Center, será exibido o curta-metragem “Encontro”, adaptado do conto literário homônimo, do escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo. O filme tem roteiro e direção de Andrea Martins, professora do Departamento de Comunicação e Letras e integrante do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A exibição será gratuita, em duas sessões: às 20 horas e às 20h40 – com distribuição de convites para o acesso à sala de cinema. A organização recomenda ao público para chegar ao local com antecedência, tendo em vista que a distribuição de convites será iniciada meia hora antes da primeira exibição.

O elenco do filme “Encontro” conta com Mel Soares e Cláudio Prates como intérpretes do casal protagonista. A fotografia é assinada por Samuel Reis e som direto por Hernane Alves. A produção é da própria Andrea Martins, em parceria com o projeto Cinema Comentado Cineclube, e co-produção com a Eleffante Agência e Produtora e PROART Produtora audiovisual.

Andrea Martins webLITERATURA E AUDIOVISUAL

A professora Andrea Martins, que desenvolve pesquisas sobre as relações entre literatura e o audiovisual desde 2006, assina outros roteiros adaptados de contos do escritor Machado de Assis, além de narrativas originais. Foi premiada com os roteiros originais “Reunião de Família” (teleteatro, 2000), pela Rede Minas de Televisão; e “Todos os Dias são Iguais” (curta metragem, 20012), pela Associação Curta Minas.

No momento em que finaliza o primeiro curta metragem ficcional sob sua direção, ela se prepara para produzir um documentário sobre o músico e luthier Zé Coco do Riachão, cujo projeto foi aprovado no edital 2017 do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura (Sismic) da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

COLABORAÇÕES

Para a produção de “Encontro”, Andrea Martins contou com a colaboração do cineasta, escritor e roteirista Fernando Bonassi, que intermediou seu contato com a agente de Luís Fernando Veríssimo, e conseguiu a autorização e isenção do pagamento prévio de direitos autorais do conto adaptado. A diretora, roteirista e professora da Unimontes conta que isso foi decisivo para que aceitasse o desafio de produzir o filme, uma vez que não contava com qualquer patrocínio.

Além da isenção do pagamento de direitos autorais, a produção do filme foi feita graças ao trabalho voluntário do elenco e da equipe técnica. “Embora, atualmente, tenha muitos recursos em âmbito nacional e estadual voltados para a produção audiovisual, não é fácil aprovar um projeto nos editais disponíveis, antes que se tenha algum produto para mostrar”, diz a diretora. Sua expectativa é que essa produção possa abrir as portas para outras, em breve.

Cartaz Encontro1

Cartaz do curta O Encontro

As filmagens do curta-metragem foram concluídas em maio de 2016. A demora entre essa etapa e a finalização da obra, segundo Andrea, foi justamente diante da falta de recursos. “Quando se trabalha sem recursos e sem querer abrir mão da qualidade, é impossível ter pressa, pois os profissionais envolvidos têm seus compromissos e é necessário que a gente se ajuste a eles”, assinala. Ao todo, foram mais de 60 pessoas envolvidas na produção, que contou também com um elenco secundário, composto por Hellen Marques, Marta Silva, Patrícia Giseli, José Mameluk e Fernando Caldeira; a produtora Ana Paula Gusmão e o preparador de elenco Ricardo Malveira. A trilha sonora principal é assinada por Marcos Filho e Fernando Rodrigues.