Na última semana, foram realizadas as aulas inaugurais dos cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Pronatec, no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os cursos de Administração, Logística, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde tiveram início no núcleo Montes Claros, com a participação da coordenadora-geral do Pronatec, Kátia Cilene Gonçalves Maia, e orientadora pedagógica Jacqueline Maia Lima. Em Várzea da Palma, a aula inaugural do Curso Técnico em Administração contou com a presença do diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica, professor Márcio Antônio Alves Veloso.

Mais de dois mil alunos da rede pública de ensino se candidataram ao processo seletivo para 150 vagas. O Curso Técnico em Administração, do Núcleo Montes Claros, foi o mais concorrido, com quase mil mil inscritos. Os aprovados precisam estar matriculados no ensino médio de cursos regulares e terem 15 anos completos no ato da matrícula.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal e tem o objetivo de democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no território brasileiro.

Novas perspectivas profissionais

O curso em Administração, dos núcleos Montes Claros e Várzea da Palma, serão oferecidos no período vespertino por um período de 18 meses. As turmas são de 30 alunos cada. Conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), a capacitação possibilita ao profissional técnico a execução de operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques.

Abertura MClaros

Abertura das atividades na sede do CEPT, em Montes Claros

O curso em Logística, oferecido apenas no Núcleo Montes Claros, no período vespertino, tem previsão de 17 meses para conclusão. São 30 vagas oferecidas. De acordo com o CNCT, o curso visa ao profissional a realização de procedimentos relacionados ao transporte, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos, além de agendar programas de manutenção de máquinas e equipamentos.

Na área de Meio Ambiente, o curso tem previsão para realização em 24 meses. Será oferecido apenas no Núcleo Montes Claros, no período noturno. Também foram disponibilizadas 30 vagas. O técnico em Meio Ambiente formado coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentos ambientais, por meio de relatórios e estudos. Propõe ainda medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados, dentre outros pontos. Ainda, pode identificar padrões de produção e consumo de energia.

Por fim, o Curso Técnico em Vigilância em Saúde será oferecido em 24 meses, no período noturno, em Montes Claros. 30 vagas foram também disponibilizadas. O profissional pode desenvolver ações de inspeção e fiscalização sanitárias; aplicar normatização de produtos, processos, ambientes e serviços relativos à saúde. Investiga, monitora e avalia riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente.