Foram iniciadas as atividades dos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pela Escola Técnica de Saúde, do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) – vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A iniciativa atende 12 municípios do Norte de Minas de forma gratuita. Nesta nova etapa, o programa conta com 780 alunos.
As atividades foram iniciadas nos dias 18 de julho e primeiro de agosto em Montes Claros e também nos municípios de Bocaiuva, Brasília de Minas, Janaúba, Japonvar, Lontra, Manga, Pirapora, Salinas, São Francisco, São João da Ponte e Varzelândia. São ministrados os cursos de “Cuidador de Idoso”, “Assistente Administrativo”, “Agente de Combate às Endemias”, “Recepcionista em Serviços de Saúde”, “Assistente de Recursos Humanos” e “Bovinocultor de Corte”.
CIDADES E CURSOS
Em Montes Claros, são oferecidos na sede do CEPT/Unimontes os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Judiciário e Cuidador de Idosos. Os cursos têm a seguinte distribuição por cada cidade: Japonvar (Agente de Combate às Endemias), São João da Ponte (Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos), Varzelândia (Agente de Combate às Endemias e Assistente Administrativo) e Pirapora (Agente de Combate às Endemias, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos).
E ainda: Lontra (Assistente Administrativo), Manga (Assistente Administrativo), Bocaiuva (Combate às Endemias e Assistente Administrativo), São Francisco (Agente de Combate às Endemias e Assistente de Recursos Humanos), Salinas (Assistente de Recursos Humanos), Brasília de Minas (Agente de Combate às Endemias, Assistente Administrativo e Recepcionista em Serviços de Saúde) e Janaúba (Assistente de Recursos Humanos e Bovinocultor de Corte).
As capacitações têm cargas horárias que variam entre 160 e 240 horas/aula nos horários matutino, vespertino e noturno. As atividades acontecem nos campi da Unimontes e em escolas públicas, a partir da parceria com as prefeituras. O programa tem como coordenadora a professora Kátia Maia enquanto a coordenadora adjunta é a professora Renata Nobre.
Entre outubro de 2015 e agosto de 2016, os cursos do Pronatec oferecidos pela Escola Técnica de Saúde/CEPT Unimontes contaram com 1,7 mil alunos em 15 municípios, ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio de incremento da formação profissional.