Trabalho de campo no Parque Serra Nova reforça contéudo apresentado pela disciplina Áreas Protegidas (Divulgação)

O contato direto com a riqueza natural do Norte de Minas está integrado às atividades educacionais do curso técnico em Meio Ambiente ministrado pela Universidade Estadual de Montes Claros no município de Porteirinha, no âmbito do projeto Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). No último sábado (9) deste mês, os alunos da disciplina Áreas Protegidas visitaram o Parque Estadual de Serra Nova, acompanhados por técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF), para conhecer detalhes sobre a flora e a fauna do local e como agir para preservá-las.

Com 49,8 mil quilômetros quadrados de extensão, o Parque Serra Nova foi criado em 2003 e abrange os municípios de Mato Verde, Porteirinha, Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados e Rio Pardo de Minas. Entre seus pontos mais visitados estão a Cachoeira Sete Quedas e o “Poço da Sereia”, além de diversas pinturas rupestres, que evidenciam a presença do homem pré-histórico na região há milhares de anos.

Outra atração natural, mas também de cunho religioso, é o cânion Talhado, que recebe centenas de fiéis em outubro. Há 30 anos, o local recebeu uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e no mês de celebração da Padroeira do Brasil são realizadas várias procissões até o local.

A coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente, professora Edna Helenice Almeida, destaca, ainda, o contato com as árvores-símbolo do parque, como a aroeira, sucupira e jataipeba. “As atividades práticas contemplam o conteúdo apresentado ao longo das atividades curriculares”, reforça a professora Maria Luiza Veloso, responsável pela disciplina Áreas Protegidas.

A Unimontes oferece o curso técnico por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), a partir do convênio com o Ministério da Educação no âmbito da Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec). Na área de Meio Ambiente há três pólos: Porteirinha, Santo Antonio do Jacinto e Almenara, com 25 alunos cada. As aulas tiveram início em setembro de 2010 e serão concluídas em dezembro próximo.

O técnico em Meio Ambiente tem a perspectiva de atuar diretamente na gestão de parques e secretarias afins, assim como no auxílio aos organismos oficiais da área nas esferas estadual e federal mediante concursos.