Inscrições estão abertas e atividades acontecem em oito encontros virtuais, entre agosto e setembro

A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das parceiras oficiais na realização do curso especial sobre o educador e filósofo Paulo Freire, uma das maiores referências do País e do Mundo na área da Pedagogia e considerado o patrono da Educação Brasileira. O ano de 2021 marca o seu centenário de nascimento.

Falecido em 1997, o pensador pernambucano Paulo Freire completaria 100 anos em setembro próximo; sua obra está eternizada (Divulgação)

O curso virtual “100 Anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de Barbárie” é totalmente gratuito e podem participar professores da educação superior e da educação básica, acadêmicos dos cursos de graduação, mestrados e doutorados, profissionais das diversas áreas do ensino, dirigentes escolares e pesquisadores.

Entre os convidados para ministrar as atividades estão educadores que conviveram diretamente com Paulo Freire, inclusive na época de seu exílio durante a Ditadura Militar, além de pesquisadores que são referências bibliográficas na chamada pedagogia freiriana.

A realização do curso é da Universidade Federal do ABC (UFABC-SP) e da Universidade Emancipa, vinculada à Rede de mesmo nome (Movimento Social de Educação Popular). O Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire é um dos principais apoiadores da iniciativa, assim como os Institutos Federais localizados em Montes Claros e em outros municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

DETALHES

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://emancipapaulofreire.wordpress.com/. A transmissão será pelo Youtube, no canal da Rede Emancipa, sempre às quintas-feiras, de 19 às 20h40. Totalizando 20 horas, as aulas serão divididas em oito encontros, com início em 5 de agosto e término previsto para 23 de setembro, dois dias após a data em que se comemora o centenário do educador pernambucano (21/9).

O primeiro encontro destacará o tema central do curso: “100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie”, que terá como convidada especial a educadora, pedagoga e filósofa Fátima Freire, filha de Paulo e da também educadora Elza Maia Costa Freire, Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire) e Maurício Costa (Rede Emancipa).

Os demais serão os seguintes: “Educação como prática da liberdade: de angicos ao golpe de 1964”, “Pedagogia do oprimido: exílio no Chile e influência na América Latina”, “Freire na África, luta anticolonial e antirracismo”, “Freire secretário municipal da educação em São Paulo”, “Freire, marxismos e feminismos”, “Territórios freirianos e lutas sociais contemporâneas” e “Paulo Freire e a educação brasileira hoje”.

SOBRE A REDE EMANCIPA

A Unimontes é parceira da Rede Emancipa por meio do projeto “Cursinho Popular Darcy Ribeiro”, totalmente gratuito à comunidade de baixa renda e que associa as práticas de ensino e de extensão na preparação de candidatos no ingresso às instituições de ensino superior e, ainda, para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Participam acadêmicos de diversos cursos, egressos da Unimontes e parceiros de escolas públicas, sob a coordenação e orientação de professores dos departamentos de História, Filosofia, Geociências, Métodos e Técnicas Educacionais, Ciências Sociais, Comunicação e Letras, de Educação e de Artes.

SERVIÇO
Links importantes
Site do curso: https://emancipapaulofreire.wordpress.com/
Formulário de inscrição: http://bit.do/100anos_PauloFreire
Programação: https://emancipapaulofreire.wordpress.com/programa/
Informações: cursopaulofreire100@gmail.com
Transmissão: http://bit.do/Rede_EmancipaYTB

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária