Das salas de aula aos diversos locais da cidade, uma forma de levar as produções culturais e artísticas produzidas pelos acadêmicos de Artes Teatro, da Universidade Estadual de Montes Claros. Este é o objetivo do Festival de Teatro “Cenas Aos Montes”, iniciativa da coordenação do curso que pretende se aproximar da comunidade local e regional.

A programação será aberta nesta quarta-feira (19/4) e se estenderá até o dia 23 deste mês. A primeira edição do Festival reúne 16 atrações entre apresentações culturais, espetáculos, oficinas, mostras didáticas, cinema e palestras.

“O curso de Artes/Teatro já tem tradição em produzir montagens de espetáculos, cenas e intervenções em seus projetos de extensão e disciplinas que acabam se encerrando no ciclo pedagógico. De agora em diante, estes resultados serão apresentados à comunidade como forma de interação social, com maior freqüência”, pontuou o professor Vinício de Oliveira, coordenador do curso.

“Nossa ideia é dar maior visibilidade a essas produções acadêmicas”, acrescentou o coordenador, que vê o festival como uma forma de colaborar com a criação de uma agenda cultural fixa em Montes Claros. “Nossa colaboração para que a arte teatral seja mais uma opção de entretenimento e de lazer”, finaliza.

A programação de eventos tem o apoio da Pró-Reitora de Extensão da Unimontes, Projeto Teatro Universitário e do Serviço Social do Comércio (SESC) de Montes Claros.

As palestras e workshops serão gratuitos, assim como a mostra didática. Um dos destaques está na roda de conversa “Vamos conversar sobre o universo de teatro de bonecos?”, com Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, de Belo Horizonte. Será na quarta-feira, às 19 horas, na sede do Sesc. Haverá cobrança simbólica de ingresso para os espetáculos “Eu Passarinho” (sexta, 21h, Centro Cultural), Antônio Meu Santo (sábado, 20h, Centro Cultural) e Iroko Pequi (sexta, sábado e domingo, Museu Regional do Norte de Minas, sempre às 21h30).

Festival Cena aos Montes
Período: 19 a 23 de abril
Locais: Centro Cultural, Sesc, prédio 2/campus Unimontes, Praça da Matriz, Mercado Municipal, Corredor Cultural e Parque Municipal
Informações: (38) 3229-8241