A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoveu, na noite de quinta-feira (29/02), a aula inaugural do Curso de Psicologia, cuja implantação era uma demanda antiga da comunidade regional e que será fundamental para reforçar o atendimento multiprofissional na área de saúde do Norte de Minas. A instalação do curso faz parte da política da Gestão Superior da Unimontes de oferecer cursos voltados para as necessidades da comunidade e do mercado de trabalho, dentro da missão da instituição de promover o desenvolvimento regional.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, considerou que era altamente relevante que, a universidade, com 61 anos de história, implantasse o curso de Pedagogia, destacando que a pandemia evidenciou, ainda mais, a importância da atuação dos psicólogos na melhoria qualidade de vida das pessoas. “Manifesto os mais mais sinceros agradecimentos a todos os professores e servidores técnico-administrativos que trabalharam incansavelmente para a implantação do curso, pois, sabemos que o maior beneficiário será o sistema de saúde e, consequentemente, as pessoas atendidas”, reforçou. Ele anunciou que a gestão superior trabalha para a implantação de noovos cursos de graduação, com prioridade para o curso de Farmácia. Adiantou ainda que há a possibilidade futura de criar outros cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Vera Lúcia Mendes Trabbold, observou que os conhecimentos e práticas das ciências psicológicas são cada vez mais reconhecidas e requisitadas. Ela salientou que o curso de Psicologia da Unimontes é o primeiro ofertado por uma universidade pública no Norte de Minas. “A existência do curso em uma universidade pública fortalece a psicologia enquanto ciência e profissão, por contar com professores mestres e doutores, propocionando também o intercâmbio de conhecimento com universidade de outras regiões ou países”, observou.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB)S, professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, enalgeceu a decisão da gestão superior da Unimontes na implantação do curso de Psicologia, reforçando a importância do atendimento multidisciplinar na rede de saúde. Representando o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP MG), o conselheiro Ted Nobre Evangelista também destacou a importância da implantação da nova graduação pela Unimontes. Ele anunciou uma ação parceira, que é o CRP pelo Campus, programa de orientação a professores e acadêmicos.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

A aula inaugural foi ministrada pela professora Andréa Guerra, como tema “Futuro da Psicologia”, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes. A atividade contou com a participação de diversas autoridades e e convidados, incluindo a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; a pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Jânio Marques Dias; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; o chefe do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva, professor Jonas Anselmo de Almeida; a psicóloga Magdalene Soares de Freitas, representando a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso; e o conselheiro do Conselho Regional de Psicologia, psicólogo Luiz Henrique de Souza, além de professores, acadêmicos e servidores tecnico-administrativos.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +