A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoveu, na noite de quinta-feira (29/02), a aula inaugural do Curso de Psicologia, cuja implantação era uma demanda antiga da comunidade regional e que será fundamental para reforçar o atendimento multiprofissional na área de saúde do Norte de Minas. A instalação do curso faz parte da política da Gestão Superior da Unimontes de oferecer cursos voltados para as necessidades da comunidade e do mercado de trabalho, dentro da missão da instituição de promover o desenvolvimento regional.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, considerou que era altamente relevante que, a universidade, com 61 anos de história, implantasse o curso de Pedagogia, destacando que a pandemia evidenciou, ainda mais, a importância da atuação dos psicólogos na melhoria qualidade de vida das pessoas. “Manifesto os mais mais sinceros agradecimentos a todos os professores e servidores técnico-administrativos que trabalharam incansavelmente para a implantação do curso, pois, sabemos que o maior beneficiário será o sistema de saúde e, consequentemente, as pessoas atendidas”, reforçou. Ele anunciou que a gestão superior trabalha para a implantação de noovos cursos de graduação, com prioridade para o curso de Farmácia. Adiantou ainda que há a possibilidade futura de criar outros cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Vera Lúcia Mendes Trabbold, observou que os conhecimentos e práticas das ciências psicológicas são cada vez mais reconhecidas e requisitadas. Ela salientou que o curso de Psicologia da Unimontes é o primeiro ofertado por uma universidade pública no Norte de Minas. “A existência do curso em uma universidade pública fortalece a psicologia enquanto ciência e profissão, por contar com professores mestres e doutores, propocionando também o intercâmbio de conhecimento com universidade de outras regiões ou países”, observou.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB)S, professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, enalgeceu a decisão da gestão superior da Unimontes na implantação do curso de Psicologia, reforçando a importância do atendimento multidisciplinar na rede de saúde. Representando o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP MG), o conselheiro Ted Nobre Evangelista também destacou a importância da implantação da nova graduação pela Unimontes. Ele anunciou uma ação parceira, que é o CRP pelo Campus, programa de orientação a professores e acadêmicos.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

A aula inaugural foi ministrada pela professora Andréa Guerra, como tema “Futuro da Psicologia”, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes. A atividade contou com a participação de diversas autoridades e e convidados, incluindo a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; a pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Jânio Marques Dias; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; o chefe do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva, professor Jonas Anselmo de Almeida; a psicóloga Magdalene Soares de Freitas, representando a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso; e o conselheiro do Conselho Regional de Psicologia, psicólogo Luiz Henrique de Souza, além de professores, acadêmicos e servidores tecnico-administrativos.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba