Os alunos de baixa renda matriculados no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebem um importante auxílio para o desenvolvimento das atividades práticas: o empréstimo gratuito de instrumentos. A ajuda é oferecida por intermédio do Banco de Instrumentais Odontológicos (BIO), criado no âmbito do curso – vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

A iniciativa extensionista foi mostrada durante o 9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg) da Unimontes, realizado no período de 23 a 26 de setembro. Além de apresentar o trabalho para a comunidade acadêmica, a exposição teve como objetivo a busca de novas doações para o projeto, criado há dois anos na Universidade.

O projeto é mantido graças à participação de colaboradores, que fazem as doações dos equipamentos. O BIO viabiliza o empréstimo de instrumentais odontológicos, que possibilitam aos acadêmicos desenvolver o aprendizado prático e realizar os procedimentos nos pacientes.

TEMPO DE EMPRÉSTIMO

São atendidos cerca de 20 alunos de baixa renda matriculados no curso de Odontologia. Eles recebem os empréstimos dos instrumentos a partir do terceiro período, quando iniciam as atividades práticas. Os equipamentos são emprestados por seis meses e pode ser feita a renovação por igual período. Os trabalhos são coordenados pelos professores Eduardo Brandão, Elizabeth Martins Antunes, Mânia de Quadros Coelho e Simone Mello, contando também com a participação de acadêmicos.

Uma das envolvidas no projeto, Raiane Soares Maia, do 5º ano de Odontologia, lembra que no início de cada semestre é publicado um edital sobre os instrumentos odontológicos disponíveis para o empréstimo. “A partir do edital, é feita a escolha dos alunos selecionados para a cessão do material durante seis meses”. Raiane lembra ainda que a iniciativa também contribui para que os acadêmicos possam realizar o atendimento a pacientes de baixa renda, assistidos nas clínicas odontológicas da Unimontes, instaladas no prédio 6 do campus-sede.

Os estudantes de Odontologia recebem um “manual do acadêmico”, com as informações sobre a conservação dos instrumentos. Entre outras recomendações, consta que “ao final de cada semestre, o instrumental disponibilizado deverá ser entregue para conferência”. A não devolução poderá acarretar em punições para o aluno.

Durante o 9º Fepeg, a equipe do projeto reforçou a campanha sobre as doações para Banco de Instrumentais Odontológicos. Os equipamentos doados podem ser entregues na sede do BIO, que funciona na sala 110 do prédio 6 do campus-sede.