A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove, na próxima quinta-feira (28/11), o evento “Educação musical, mundo do trabalho e a construção de uma sociedade democrática: um diálogo com o tema da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical)”. A iniciativa do Curso de Música, do departamento de Artes, traz a Montes Claros o violonista Ricardo Silva Queiroz, etnomusicólogo e educador musical.

A abertura será feita pela Camerata de Violões com participação especial da cantora Danielle Dourado, egressa do Curso de Música da Unimontes. A programação acontece no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), no prédio 3 do campus-sede, às 19h30.

O professor do curso de Música da Unimontes, Marcos Neves, destaca a importância da palestra, atividade marca o encerramento do semestre letivo. Neves pontua que o objetivo é articular “a educação musical e a democracia” e encantar o público. O convidado, é “prata da casa”, egresso da Unimontes que destaca-se não apenas por ser um “exímio violonista”, mas por estar entre os grandes nomes da educação musical.

Queiroz retorna a Montes Claros, onde recebeu o diploma superior em Educação Artística, habilitação em Música e foi professor adjunto de 1998 a 2004; e no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, que deu aula entre 1995 e 2002.

Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, Queiroz atua como professor associado do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O professor é presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) desde 2013. O convidado especial é autor de diversos artigos na área de música, sobretudo nos campos da Etnomusicologia e da Educação Musical, publicados nacional e internacionalmente em livros, revistas especializadas e anais de congressos. Ele também foi professor visitante da University of Texas at Austin, Estados Unidos, onde, entre agosto de 2018 e julho de 2019, fez pesquisa de pós-doutorado. Queiroz também presidiu a ABEM.

Queiroz já realizou concertos, conferências, mesas-redondas e cursos em todos os estados do Brasil e em países como Peru, Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal, Moçambique, Gana, Suécia, Noruega e Finlândia, entre outros.

Relacionadas

Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes recebe certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia