O curso de História da Universidade Estadual de Montes Claros anuncia uma programação especial para o reinício das atividades em janeiro, ainda referentes ao segundo semestre letivo de 2016. Na próxima sexta-feira (20/1), às 8h30, será realizada a aula inaugural com a palestra “O Rosário das Almas Ancestrais: Fronteiras, Identidades e Representações do Viver e Morrer na Diáspora Atlântica (1787-1841)”, com a professora Leonara Lacerda Rufino, pós-doutora em Ensino da História.

Será às 8h30, no auditório do prédio 6, do campus-sede, contra entrada gratuita. Podem participar acadêmicos, professores, mestrandos, doutorandos e pesquisadores da História e das demais áreas de conhecimento.

A professora Leonara Delfino é também doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O tema da palestra faz referência à sua tese, defendida em 2015, que teve como objeto de estudo a Freguesia do Pilar, atualmente na área do município de São João Del-Rei (1782-1850).

“A nossa palestra propõe a discussão sobre a catolicização dos diferentes grupos étnicos africanos escravizados no Brasil, pari passu a africanização dos símbolos católicos e os significados políticos desta apropriação simbólica a partir das relações de poder diante do contexto de diáspora e escravização de povos estrangeiros”, esclarece a professora Leonora.

LUGARES DE SEGREGAÇÃO

A pesquisadora completa, com uma linguagem popular sobre o estudo: “a abordagem sobre as religiosidades atlânticas permite a reflexão sobre os lugares de segregação enfrentados pelas religiões de matriz africana nos dias de hoje”. Ainda conforme a pós-doutora, “a própria abertura dada pelo departamento de História da Unimontes em tratar a temática da religiosidade atlântica, sem restrição de público, é um passo importante para expandirmos a abordagem, de modo que possamos pensar sobre nossa vivência cotidiana, no que diz respeito ao trato da diversidade religiosa no Brasil”.

No âmbito do seu pós-doutorado (Unimontes/Capes), Leonara Rufino organiza um projeto com o objetivo de problematizar as potencialidades do ensino de História escolar quanto às suas possibilidades de elaborar espaços de ensino-aprendizagem capazes de discutir aspectos fundamentais sobre a constituição da cidadania do indivíduo – em formação em seu contexto histórico. “Temas como direitos humanos, gênero, minorias sociais, inclusão étnico-racial serão abordados ao longo da pesquisa nas escolas públicas de Montes Claros, em parceria com o Programa Institucional de Incentivo à Docência (PIBID) e o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em História, da Unimontes”.

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