Acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros organizaram uma exposição fotográfica para identificar como é o processo de degradação do Rio Vieiras, um dos principais mananciais do município – e afluente do Rio Verde Grande (uma das sub-bacias do Rio São Francisco). Aspectos da vegetação na área também são destacados.

Entre março e abril, os universitários realizaram visitas técnicas na região da nascente e na área urbana para os registros, que agora são comparados nesta mostra de imagens. A exposição teve início na noite dessa segunda-feira (05/05), no hall do prédio 2, no campus-sede da Unimontes.

A professora Gildette Soares Fonseca é a coordenadora da exposição, que faz parte das atividades da disciplina “Biogeografia”. As fotografias foram feitas por 22 alunos do 7º período do curso e 59 imagens foram selecionadas para a mostra.

Nascentevisita destaque

Visita à área da nascente foi documentada ao final de março (Alex Sezko)

“Visitamos a área de nascente ao final de março. Ali deveria ser uma área de preservação, mas por causa da visitação irrestrita há vários pontos de degradação”, explica a professora. Segundo ela, durante a visita, os alunos tiveram que recolher o lixo exposto ao redor da nascente: principalmente garrafas e sacolas plásticas – e até pneus.

“As pessoas associam o rio a sua parte urbana, que foi canalizada e apresenta um grau de poluição e degradação, mas é preciso que conheçam a sua nascente, com águas limpas e cachoeiras e que façam parte do trabalho de conscientização para preservá-la”, concluiu a professora, que atualmente cursa o doutorado em Tratamento da Informação Espacial, pela PUC-Minas.

Os trabalhos dos acadêmicos na área da nascente será permanente, com visitas periódicas para diagnóstico e coleta de dejetos.

Exposição fotográfica Rio Vieiras
Local: hall do prédio 2 – campus-sede
Período: até sexta-feira (9 de maio)
Horários: 7 às 22 horas