Em destaque a atuação das mulheres que criaram a graduação

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, na noite de sexta-feira (2/05), sessão especial em homenagem ao Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pela comemoração dos seus 60 anos de existência. A cerimônia contou com a participação do reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, juntamente com o deputado federal Patrus Ananias, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (que integrou o corpo docente do curso), além de vereadores, outras autoridades e convidados.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Estiveram presentes o chefe de Departamento de Geociências da Unimontes, professor Luiz Ricardo Fernandes da Costa; a coordenadora do curso de Geografia, professora Márcia Versiane Gusmão Fagundes, juntamente com outros docentes, acadêmicos e servidores técnico-administrativos. Presidida pelo vereador Wilton Dias, a sessão especial foi proposta pela vereadora Iara Pimentel, professora e egressa do curso de Geografia da Unimontes.

“Por intermédio da proposição essa sessão especial da Câmara, prestar uma homenagem aos professores do curso de Geografia da Unimontes, aos acadêmicos e ao nosso Departamento de Geociências. Faço um agradecimento especial às professoras homenageadas nessa noite, que foram responsáveis pela minha formação e pelo que sou hoje na vida pública”, declarou a vereadora Iara Pimentel.

O reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, cumprimentou os professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos do Departamento de Geociências da Universidade pelo êxito alcançado na graduação. Ele enalteceu a atuação das mulheres que foram pioneiras do curso na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), unidade da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Unimontes.

“Como egresso do curso de Direito, me lembro da luta das faculdades daquela época para a implantação e a manutenção do ensino superior na região. Quero aqui reconhecer e reverenciar a ousadia de um grupo de mulheres as ‘Meninas da Fafil’”, para criar o curso de Geografia em Montes Claros, quando somente as capitais contavam com cursos superiores”, disse.

“É com base o desafio e na ousadia daquelas professoras que a atual gestão superior da tem mirado, não somente para enfrentar os desafios aqui propostos, mas também para projetar a Universidade para os seus próximos 60 anos. A Unimontes é uma instituição, na qual tecnologia impacta de sobremaneira a educação e todos os aspectos da vida social”, completou o professor Dalton Caldeira Rocha.

A presidente da Comissão Comemorativa dos 60 anos do curso de Geografia, professora Priscila Caires Santana, ressaltou a importância das mulheres na criação do curso. “Essa história só foi possível graças a pioneiras, como a professora Maria Dalva Dias de Paula (in memoriam) e a professora Maria Florinda Pires Ramos, aqui presente. Mulheres aguerridas a frente de sua geração, que, através de um sonho de trazer o ensino superior para o Norte de Minas, fundaram o curso de Geografia na Unimontes”.

Ela lembrou, também, que o curso de Geografia da Unimontes tem se destacado, ao longo de suas seis décadas de existência, pela expressiva contribuição na formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho, com habilitação para atuarem no ensino fundamental e no ensino médio, com a finalidade de promover o saber científico aplicado. Além disso, tem atuado com base numa proposta acadêmica científica que atenda às necessidades da sociedade, na qual se insere e objetiva sempre atender o processo de renovação decorrente das dinâmicas do mundo contemporâneo.

Docentes Homenageados

Durante a sessão solene da Câmara Municipal, foram prestadas homenagens a pioneiras e professoras que contribuíram para o bom desempenho do curso de Geografia: Maria Dalva Dias de Paula (in memorian); Maria Florinda Pires Ramos, Maria Aparecida Costa Malta, Marina de Fátima Brandão Carneiro, Maria José Narciso Gomes (aposentadas) e Anete Marília Pereira (que acaba de entrar em processo de aposentadoria). Também foi homenageado o ex-reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, atual presidente do Hospital Aroldo Tourinho (Fundação Hospitalar Montes Claros).

O deputado federal Patrus Ananias, a vereadora Iara Pimentel junto do reitor em exercício da Unimontes, Dalton Caldeira – Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Histórico do Curso

O Curso de Geografia -Licenciatura Plena – começou a funcionar em 1964, na antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (Fafil), unidade da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.

Durante todo o seu percurso ao longo dos anos, o curso de Geografia passou por alterações curriculares, mas manteve o seu objetivo inicial: habilitar professores para atuarem no ensino básico em escolas públicas e privadas de Montes Claros e região. Os profissionais graduados em Geografia contribuem para o desenvolvimento humano, colaborando para a melhoria das condições dos cidadãos, especialmente, numa região cada vez mais exigente de ações em prol de melhor qualidade de vida e de um desenvolvimento sustentável.

Desde a sua implantação do curso de Geografia, em 1964, a Unimontes já diplomou mais de 1 mil profissionais na área. É importante ressaltar ainda que os egressos de Geografia da Unimontes, na maioria, permanecem na região, dedicando às atividades de ensino, em escolas das redes pública e privada, nos níveis Fundamental e Médio, e também atuado em instituições ligadas às áreas ambiental e de planejamento.

Relacionadas

Unimontes anuncia processo seletivo para contratação de professores
Unimontes lança edital de monitoria voluntária no curso de Medicina
Professora da Unimontes vira exemplo na superação da gagueira
Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Unimontes já atendeu mais de 40 mil pessoas
Estudantes e servidores da Unimontes têm plantão psicológico com atendimento gratuito
Reitor dá posse aos novos membros do Conselho Universitário da Unimontes