Em funcionamento há sete anos no campus-sede, o Curso de Extensão em Música (CEM) será ampliado pela Universidade Estadual de Montes Claros a partir deste mês. Em convênio celebrado com a Prefeitura, a Unimontes desenvolverá as atividades em Engenheiro Navarro para crianças, jovens e adultos. O documento foi assinado nesta quinta-feira (17/8), pelo reitor, professor João dos Reis Canela, e pelo prefeito João Geraldo Dias.

Inicialmente, serão atendidas 86 pessoas, com aula uma vez por semana, no Clube Social daquela cidade. São quatro opções de curso: violão (24 vagas), teclado (21) e Canto (21), para alunos a partir de 15 anos, e coral infantil, para crianças e jovens entre 12 e 14 anos. Alunos do 3º e do 5º períodos, os bolsistas de extensão Emanuel de Souza Oliveira, Tamara Lopes Godinho, Victor Guilherme Araújo Nunes e Millene Martins de Almeida serão responsáveis pelas atividades, sob orientação do professor de Artes Música, Igor Coimbra, que coordena o CEM no campus-sede.

“Importante ressaltar que o projeto alcançou a sua consolidação para, agora, buscar novos espaços. O primeiro módulo será desenvolvido entre agosto e dezembro próximo, com aulas sempre às sextas. Cada turma terá uma aula semanal, com duração de 50 minutos. Ao final dos trabalhos, o objetivo é realizar uma apresentação coletiva em praça pública”, explica o professor Igor Coimbra.

Academicos CEM

PARCEIRO

Conforme o convênio, o município é responsável pela aquisição dos instrumentos, transporte dos monitores e cessão do espaço para as aulas. “Estamos motivados para colocar em prática esta parceria com a Unimontes, especialmente pela referência que possui na área das Artes”, disse o prefeito João Geraldo Dias, que esteve acompanhado pelo chefe do Departamento de Cultura, Jefrey Rodrigo Almeida, e pelo chefe do Setor Administrativo, Jucélio Dias Gomes.

Convenio CEM“O curso é uma ação altamente estimulante, porque abre oportunidade aos jovens de ter acesso à cultura por meio da música. A Unimontes tem um vasto potencial para semear ações como esta e acreditamos no sucesso deste trabalho pioneiro fora de nossa sede”, comentou o reitor, João dos Reis Canela.

Também participaram do encontro a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, e o pró-reitor adjunto da área, Paulo Eduardo Gomes de Barros.

Nos sete anos de funcionamento do CEM, a Unimontes atendeu cerca de 500 pessoas em aulas de violão, teclado, piano, canto e coral. Os cursos têm, em média, dois anos de duração.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia