Teve início, na última segunda-feira (20/10), o primeiro encontro presencial do Curso de Especialização em Preceptoria para Educação Profissional Técnica em Saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde. A formação, com duração de oito meses, integra o projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS, uma iniciativa de abrangência nacional coordenada, em Minas Gerais (exceto na Região Metropolitana de Belo Horizonte), pela Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (CEPT/Unimontes).

As atividades estão sendo desenvolvidas em 13 polos e 15 turmas, localizados nos municípios de Alfenas, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros (três turmas), Patrocínio, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Salinas, Uberlândia e Unaí. Ao todo, participaram do primeiro encontro 416 estudantes e 58 professores.
Formação integrada ao SUS
O curso faz parte de um esforço nacional para qualificar profissionais do sistema público de saúde que atuam na docência, supervisão e orientação de estudantes da área técnica, promovendo a integração entre Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
O diretor da Escola Técnica de Saúde do CEPT/Unimontes, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, destacou a importância do momento:
“Este primeiro encontro consolida uma etapa decisiva do curso, em que estudantes e professores se encontram presencialmente nos territórios para compartilhar experiências, aprofundar reflexões e qualificar os processos de ensino e trabalho em saúde. É uma ação que fortalece o SUS ao formar preceptores preparados para atuar com responsabilidade pedagógica nas realidades locais”, afirmou.
Estrutura e cronograma
Com carga horária total de 360 horas, a especialização é organizada em duas unidades de aprendizagem e quatro módulos temáticos, além de cinco momentos presenciais e trabalhos de campo que culminam na elaboração de uma proposta de intervenção nos territórios dos preceptores (TCC). As atividades teóricas e práticas ocorrem de outubro de 2025 a julho de 2026.
Articulação entre ensino, serviço e território
Com estrutura híbrida e territorializada, o curso fortalece a articulação entre ensino, serviço e território, aproximando a formação das realidades regionais de saúde. A atuação das escolas públicas de saúde, como a ETS/CEPT/Unimontes, é fundamental para garantir capilaridade e coerência pedagógica, promovendo a construção de uma rede de educadores em saúde com inserção local e compromisso com o cuidado público.
A coordenação nacional é da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com as Redes de Escolas Técnicas e de Escolas de Saúde Pública do SUS e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).







