Serão iniciadas no próximo dia 29, as atividades docentes da Pós-Graduação Lato sensu em Gestão Pública, que será oferecida pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e atenderá exclusivamente servidores da própria instituição e de outros organismos estaduais no Norte de Minas. O curso será ministrado gratuitamente, com o preenchimento de 45 vagas.

A aula inaugural acontecerá às 19 horas, no auditório do prédio 7, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, na sede da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). A solenidade será presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, contando com a participação dos representantes dos órgãos públicos estaduais beneficiados.

GRANDE ALCANCE

Além dos servidores da Unimontes, a especialização em Gestão Pública atenderá integrantes da Polícia Militar e da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e das Secretarias Estaduais de Saúde e de Educação que atuam no Norte de Minas. O projeto político-pedagógico do curso é de autoria do Departamento de Ciências da Administração da Unimontes.

O corpo docente será formado por 18 professores (mestres e doutores) do Departamento de Administração, que vão atuar na especialização de forma gratuita, sem receber nenhum ganho adicional. “Com esta iniciativa, os professores mostram que estão em sintonia com as reais necessidades, reconhecendo o benefício  recebido da Universidade, especialmente a oportunidade de realizarem  cursos de mestrado e doutorado. Devemos agradecer aos professores do Departamento de Administração, que dão uma demonstração de compromisso público”, afirma o reitor João dos Reis Canela. “A ação é um exemplo para o Estado de Minas Gerais”, completou.

“Trata-se de uma contrapartida dos professores com a universidade”, complementa o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Hercílio Martelli Júnior. Ele lembra que os professores do departamento de Ciências da Administração tiveram a oportunidade de participar de cursos de mestrado e doutorado por conta do apoio dos órgãos de fomento à pesquisa e de capacitação docente, especialmente a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Por sua vez, o chefe do Departamento de Ciências da Administração, professor Juventino Ruas de Abreu Júnior, destaca que a pós-graduação tem como meta “a qualificação dos servidores públicos em busca da eficiência e da eficácia da gestão pública dentro das políticas e projetos voltados ao bem-estar do cidadão mineiro, proposta do Governo do Estado em curto, médio e longo prazos”, destacou.

Ele lembra que a Unimontes, por intermédio do Departamento de Ciências da Administração, já tem experiência positiva na área, citando como exemplo a implantação do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, ministrado em Montes Claros e em Pompéu pela Unimontes.

O CURSO

O curso de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão Pública será dividido em 15 módulos e terá duração 18 meses. As aulas serão ministradas no campus-sede, quinzenalmente, às quintas e sextas-feiras (das 19h10min às 22h40min) e aos sábados (8 às 12h40min).

O curso é coordenado pelo professor Felipe Fróes Couto. Ele explica que a partir do oitavo módulo da especialização, o aluno deverá elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), focando algum problema vivenciado na sua área de atuação. Ao final do curso, ele apresentará proposta de soluções para a dificuldade detectada, com vistas à eficiência no serviço público.