Com ações sintonizadas com o dinamismo e exigências do mercado de trabalho, o curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Montes Claros completou seis meses de pleno funcionamento em setembro último. A graduação tem duração de cinco anos e são oferecidas 60 vagas anuais.
O projeto político-pedagógico é focado na formação integral dos futuros engenheiros, observando não somente o aspecto profissional, mas também a questão humanística. A proposta é baseada na formação de um profissional com conhecimentos ligados fundamentalmente ao planejamento, projeto, execução, manutenção e avaliação dos sistemas construtivos, com ênfase em novas tecnologias de construção.
Como todos os outros cursos de graduação da Unimontes, a meta é capacitar os acadêmicos e prepará-los para o mercado de trabalho com propostas e pesquisas que promovam o desenvolvimento regional.
O coordenador do curso, professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, ressalta que, ao criar o curso, a Unimontes ajuda a amenizar a carência de profissionais da área no país. “A Coréia forma 300 mil engenheiros por ano enquanto que no Brasil, são formados apenas 20 mil engenheiros a cada ano. Daí a importância da Unimontes oferecer o curso com qualidade e currículo completo”, afirma o coordenador.
O arquiteto e professor de desenho técnico Amaro Sérgio Marques ressalta que, nessa conjuntura, são grandes as chances para a entrada dos futuros engenheiros no mercado de trabalho. “Nossa expectativa é que esses jovens talentos, com o diploma em mãos, sejam absorvidos no mercado de trabalho e se envolvam na pesquisa e na extensão proporcionadas pela universidade”, Avalia Amaro.
Já o professor Márcio César Antunes dos Santos Júnior (também de desenho técnico) aposta na qualidade do corpo docente do curso e na metodologia acessível a todos. “O curso está embasado numa formação pedagógica de qualidade e percebemos que os alunos estão alinhados à proposta”, diz ele.
Primeira turma entusiasmada
A primeira turma do curso de Engenharia Civil da Unimontes demonstra entusiasmo com a nova realidade da profissão:
“Eu sempre tive o sonho de cursar engenharia civil. Algumas disciplinas são difíceis, como cálculo e física, mas nada que uma boa hora de estudos e disciplina para aliviar a carga. Penso em construir minha carreira na região já que as oportunidades estão nas nossas portas”, lembra a universitária Sílvia Carla Pereira dos Santos, natural de Grão Mogol (Norte de Minas).
A estudante Bruna Mendes Fonseca também apostou na novidade oferecida pela Unimontes. Ela conta que tem afinidade com a área. A referência de Bruna está no pai dela, que é construtor e teve papel fundamental na escolha da carreira pela sua filha.
“Abandonei o curso de engenharia de sistemas. Sempre gostei de exatas e de desenhar. Além disso, a metodologia do curso me chamou a atenção. Vou fazer o que sempre sonhei”, comemora a acadêmica.
A facilidade de morar próximo à Unimontes foi um dos diferenciais para o estudante Guilherme Viana Costa optar pelo curso de Engenharia Civil. Para os parentes mais próximos, a opção de Guilherme é motivo de alegria. Isso porque ele será o primeiro engenheiro da família. “Aposto no renome da Unimontes e em sua abrangência, onde vislumbro muitas oportunidades”, argumenta Guilherme.
SAIBA MAIS SOBRE O CURSO:
O profissional da engenharia civil atua em áreas como planejamento, projeto, execução de estruturas e de estradas, gerenciamento de recursos hídricos e saneamento básico, geotecnia e planejamento de transportes. O perfil do curso compreende uma sólida formação técnico-científica e profissional.
O curso completa um ciclo importante da Unimontes projetando ainda mais o desenvolvimento da região e a área de abrangência da universidade, que representa 35% do território mineiro.
Modalidade: Bacharelado
Vagas anuais: 60 vagas (30 a cada semestre)
Duração: cinco anos
Email: coordenacao.engenhariacivil@unimontes.br
Telefone: (038) 3229-8272
Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET (prédio 3)