O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros, trabalha para a retornada das atividades no âmbito do internato do curso de Enfermagem (bacharelado). Na primeira reunião sobre o tema, realizada na última semana, a coordenação do internato e a diretoria de Enfermagem do HUCF alinharam as questões pertinentes às atividades.

Por se tratar também de um hospital-escola, o HUCF recebe os acadêmicos para internato – fase do curso onde os estudantes aprimoram a experiência mais contínua e aprofundada na prática hospitalar. Neste período, os estudantes vivenciam o atendimento à clientela hospitalizada, passando pelas áreas de Enfermagem médico-cirúrgica, urgência e emergência, pediatria, neonatologia, terapia intensiva, obstetrícia e gestão, o que proporciona uma formação abrangente e generalista do profissional enfermeiro.

Reunião de trabalho entre a coordenação do Internato Hospitalar e a diretoria de Enfermagem do HUCF (Fotos: Wesley Gonçalves)

As atividades estavam suspensas há aproximadamente dois anos, inicialmente em função da reestruturação do projeto pedagógico do curso com a mudança de 4 para 5 anos de duração, e, posteriormente, afetado pela pandemia do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2) em 2020/2021.

INOVAÇÃO

Professor Frederico Marques Andrade, coordenador do internato do curso de Enfermagem

O que acontece de inovador na retomada do internato em 2021, além da adaptação às novas recomendações sanitárias, é a conexão mais efetiva e contínua da academia com a instituição hospitalar, através da participação no planejamento, acolhimento dos estudantes e integração do aluno no campo de aprendizagem.

Coordenador do internato no curso de Bacharelado em Enfermagem da Unimontes, o professor-mestre e servidor efetivo do HUCF Frederico Marques Andrade afirma que alinhar “a Enfermagem do Hospital Universitário com as práticas do Internato do curso de graduação por mais que soe como algo natural, é primordial para o constante aprimoramento das duas áreas”.

“Unir a excelência da Enfermagem do HUCF à formação dos nossos futuros enfermeiros é um dos fatores determinantes para inserirmos na sociedade, profissionais capazes de mudar realidades. Um processo que ocorre há 25 anos no curso de Enfermagem”, ressalta o coordenador.

Na reunião realizada com os coordenadores para apresentação das ações do internato, o diretor de Enfermagem Tadeu Nunes Ferreira, ressaltou a relevância deste momento como marco para uma maior integração ensino e assistência e destacou.

“A contribuição deste modelo de trabalho do Departamento de Enfermagem da Unimontes contribui para o cumprimento de nossa missão enquanto instituição que é promover o ensino, pesquisa e extensão para a melhoria da qualidade da assistência à saúde dos nossos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finalizou o diretor.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025