A qualidade do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi reconhecida em avaliação do Guia do Estudante – GE Profissões 2014, da Editora Abril, uma das principais publicações nacionais sobre o ensino superior. O curso recebeu quatro estrelas na publicação, que chegará às bancas em outubro próximo.

O ranking do Guia do Estudante, com variação de três a cinco estrelas, serve como referência para a orientação dos alunos do ensino médio e cursos pré-vestibulares na hora de escolherem as instituições superiores e quais carreiras pretendem seguir. Entre outros critérios, são consideradas a avaliação dos cursos pelo Ministério da Educação (MEC), estrutura das universidades e adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do MEC.

A Unimontes preenche 28 vagas semestrais na graduação em Enfermagem, que, atualmente, conta com 225 alunos matriculados. O curso tem quatro anos de duração. Os alunos realizam estágios e atividades práticas no Hospital Universitário Clemente de Faria, na Santa Casa de Montes Claros, unidades de Estratégias em Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, entre outros locais.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimontes, professora Renata Patrícia Fonseca Gonçalves, ressalta que a classificação significa uma grande conquista para os professores e estudantes da área, o que eleva também o conceito da universidade em nível nacional. “Trata-se de um avanço e do reconhecimento à qualificação do nosso curso. O departamento de Enfermagem da Unimontes procura, a cada dia, melhorar a oferta de qualidade do ensino, pesquisa e da extensão”, observa Renata Patrícia.

Ela salienta que o mesmo curso recebeu a classificação “três estrelas” na edição do anterior do Guia do Estudante. Como um dos elementos responsáveis pela melhoria da avaliação, a coordenadora cita o aumento do percentual de professores com títulos de mestres e doutores.

Outro destaque é o incremento da pesquisa no âmbito da Enfermagem na Universidade. O avanço da pesquisa será apresentado na 8ª edição da Mostra Científica de Enfermagem da Unimontes, prevista para o período de 23 a 25 de outubro próximo.